Participamos do

Em dia de reabertura, shoppings de Fortaleza registram aglomerações

Os empreendimentos retomaram suas atividades e receberam uma grande quantidade de consumidores nesta segunda
16:13 | Jun. 08, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os shoppings de Fortaleza voltaram a funcionar nesta segunda-feira, 8, quando a primeira fase do Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais entrou em vigor na Capital. Funcionando em horários alterados e com medidas sanitárias rígidas, os empreendimentos retomaram suas atividades e receberam uma grande quantidade de consumidores nesta segunda. O POVO esteve presente em alguns shoppings do Município para observar a movimentação.

Os estabelecimentos abriram as portas para o público às 12 horas e devem encerrar suas atividades às 20 horas, como determina novo decreto Estadual, anunciado pelo governo do Ceará nesse sábado, 6. No entanto, ainda que o documento determine que apenas 30% da capacidade máxima dos shoppings poderá ser ocupada, alguns apresentavam movimentação acima da esperada, provocando aglomerações.

LEIA MAIS |  Tire suas dúvidas sobre o novo decreto de reabertura da economia no Ceará

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Centro de Fortaleza registra 30% do fluxo normal nesta segunda-feira; expectativa é de diminuição nos próximos dias

Para que continuem em funcionamento, os estabelecimento precisam obedecer determinações sanitárias como, entre outros, a não utilização de estruturas fixas dos espaços. Praças de alimentação e locais de lazer também precisam ter o uso vetado, assim como elevadores só podem transportar uma pessoa por família.

Confira como foi o movimento dos shoppings nesta segunda:

Shopping Iguatemi

O empreendimento apresentou uma movimentação “tranquila” de consumidores. Funcionários aferem a temperatura dos clientes ainda na entrada do shopping e apenas consumidores com máscaras estão sendo permitidos a entrarem no local.

De acordo com Wellington Oliveira, Superintendente do Iguatemi Fortaleza, os funcionários estão se alimentando em um espaço reservado para eles, obedecendo às determinações sanitárias do decreto. Apenas algumas lojas da Praça de Alimentação estão funcionando e somente para consumo fora do estabelecimento, como determina novo decreto.

North Shopping Fortaleza

O POVO observou uma grande movimentação na entrada do shopping.  Sinalizadores foram colocados no chão para incitar distanciamento entre as pessoas, mas uma grande parte dos consumidores se aglomeravam em filas para ter a temperatura medida por funcionários do local, que apresentavam Equipamentos de Proteção e Segurança (EPIs), como máscaras, tocas e aventais.

Dentro do shopping foi observado mais aglomerações. Homens, mulheres com crianças e idosos se agrupavam novamente em filas, aguardando a entrada em algumas lojas do local sem manterem a distância social recomendada pelos órgãos de saúde.

RioMar Fortaleza

Assim como no Iguatemi, o fluxo de consumidores foi "tranquilo", mas ainda maior do que o esperado. Funcionários controlam a entrada dos clientes no espaço, medindo a temperatura e orientando quanto a limpeza das mãos com álcool gel. Demarcações pro trânsito de pessoas foram realizadas dentro do shopping, para controlar o distanciamento social.

Clique na imagem para abrir a galeria

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar