Participamos do

Tradicionais tapetes da Paróquia Cristo Rei serão exibidos online no dia de Corpus Christi

A data é considerada importante pelos católicos por celebrar o ministério da eucaristia, que é o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo
15:43 | Jun. 06, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

Paróquia Cristo Rei celebra Corpus Christi com a construção dos tradicionais tapetes montados por fiéis. Pela primeira vez, a data será comemorada com a igreja vazia e de portas fechadas, diante da pandemia do novo coronavírus. No entanto, segundo o pároco Laércio de Lima, os fiéis poderão acompanhar a exibição do tapete através de transmissões online, na próxima quinta-feira, 11, quando comemora-se a data. Os temas deste ano fazem alusão aos 90 anos da Igreja e à Solidariedade.

A igreja tem celebrado a data do Corpus Christi com a construção do tapete há pelo menos 20 anos, relata o padre Laércio. A data é considerada importante pelos católicos por celebrar o ministério da eucaristia, que é o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo. “É um dia de adoração, silêncio e muita alegria em celebrar Cristo, nosso companheiro de caminhada e o pão vivo que veio do Céu”, comenta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os trabalhos de montagem do tapete ocorrem desde a sexta-feira, 5, e já estão em fase avançada, com expectativa de dar os últimos retoques ainda neste fim de semana. Segundo o padre, estão sendo utilizados materiais simples, como serragem, pedra, areia, tecido, e glitter. Não há expectativa de quando a obra será desmontada. A equipe de confecção também está mais reduzida neste ano, como forma de seguir as orientações sanitárias e de saúde. Eles trabalham na construção do tapete em grupos de cinco, em turnos diferentes.

Os trabalhos de montagem do tapete ocorrem desde a sexta-feira, 5 de junho.
Os trabalhos de montagem do tapete ocorrem desde a sexta-feira, 5 de junho. (Foto: Divulgação/Paróquia Cristo Rei)

Segundo o padre Laércio, foram convidadas a participar da equipe pessoas já experientes na construção do tapete, que ao mesmo tempo estivessem fora do grupo de risco. Para o projeto, a equipe se inspira na temática “Tapete Solidário nos 90 Anos da Paróquia Cristo Rei”. A igreja completou nove décadas em 29 de maio, data que marca a primeira missa realizada no local, em 1930. Três anos antes, a igreja recebeu a pedra fundamental que deu início a sua construção.

 

Paróquia Cristo Rei arrecada doações para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade

 

Desde abril, a Paróquia Cristo Rei tem celebrado as missas com as imagens dos paroquianos distribuídas nos bancos da Igreja, como forma de acolher os fiéis que não podem comparecer ao serviço religioso. De acordo com o padre, nesse período de pandemia a Igreja intensificou as ações de solidariedade, para atender a população mais pobre, em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Podem ser doados alimentos não perecíveis e material de limpeza e higiene, que podem auxiliar as pessoas em situação de rua.

Serviço

Conta da Paróquia Cristo Rei para contribuição de voluntários

Mistra Arquiocesana de Fortaleza
CNPJ 07.210.925/0033-93

Banco do Brasil

Agência 3140-2 | Conta corrente 61440-8

Programação de exibição do Tapete

O tradicional tapete da Paróquia Cristo Rei terá a imagem transmitida ao vivo nas plataformas virtuais da Igreja, na próxima quinta-feira, 11. Para acompanhar, basta acessar o canal do Youtube padre Laércio Lima SJ ou no Facebook/laercio.lima.33. A exibição está programada nos seguintes horários: das 9h às 10h; das 10h às 11h; e das 15h até o início da missa, que está marcada para às 17h30.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar