Participamos do

Calendário religioso em Fortaleza não sofre alteração com antecipação de feriados

Segundo o pároco da Catedral Metropolitana de Fortaleza, padre Clairton Alexandrino, pároco da Catedral, a mudança não influencia na programação da Igreja
12:52 | Mai. 26, 2020
Autor Angélica Feitosa
Foto do autor
Angélica Feitosa Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A mudança nas datas de dois feriados sugerida pelo prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, em votação nesta terça-feira, 26, na Câmara Municipal, não vai alterar a programação religiosa da Capital. Os feriados que deverão ser antecipados são: um municipal, dia da padroeira de Fortaleza, a Nossa Senhora da Assunção, celebrado dia 15 de agosto; e um nacional, o de Corpus Christi, dia 11 de junho.

De acordo com o pároco da Catedral Metropolitana de Fortaleza, padre Clairton Alexandrino, as celebrações de missas continuarão mantidas para as datas originais porque, segundo ele, seguem um calendário mantido pelas celebrações presididas pelo papa.

As missas continuam a serem celebradas de portas fechadas. “Ninguém da autoridade civil tem poder de mudar o calendário da Igreja, isso é incontestável. Os dias santos somente o papa ou o bispo podem alterar”, informa o padre. Segundo Alexandrino, o que pode ser feito é a proibição de procissão pelas ruas e isso a Arquidiocese tem o dever de seguir. A missa de Corpus Christi e a celebração da padroeira devem acontecer a portas fechadas e serão transmitidas pela internet dias 11 de junho e 15 de agosto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Quando questionado sobre que o motivo da alteração foi para conter o avanço do novo coronavírus, Alexandrino diz que isso não é motivo para interferir na liberdade religiosa e que a pandemia precisa ser contida, mas não com a mudança de datas católicas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar