Ex-vereador de Fortaleza critica fala de André Costa e afirma que há casos de lojas invadidas e saqueadas em Fortaleza

Na quinta-feira, o presidente do Sindicato dos lojistas (Sindilojas), Cid Alves, relatou ao O POVO que os casos de arrombamento em lojas de Fortaleza são verdadeiros, embora existam notícias falsas circulando nas redes sociais

Na quinta-feira, 14, o ex-vereador de Fortaleza, Pedro Gomes de Matos, se manifestou por meio de publicação no Instagram sobre os casos de invasão e saque em lojas de Fortaleza. No vídeo, ele também critica o secretário André Costa, titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), por afirmar que as informações que circulavam na Internet seriam notícias falsas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 

Fake News? Saiba a verdade! Arrasta pro lado!

Uma publicação compartilhada por Pedro Matos (@pedrogomatos) em

 

No Instagram, Matos mostra registros feitos por câmeras de vídeo e relata que tem recebido denúncias de comerciantes e empreendedores sobre casos de lojas invadidas e saqueadas em Fortaleza. “E para piorar toda a situação, eu vi hoje que o secretário de segurança pública, num discurso vazio, afirma que tudo isso não passa de interesse político e fake news”, diz Matos em trecho do vídeo, em crítica ao titular da SSPDS.

Procurado pelo O POVO, o ex-vereador relatou que recebeu denúncias de proprietários, sobre dois casos na avenida Senador Virgílio Távora e um na avenida Padre Antônio Tomás. Segundo Matos, os comerciantes estão mais atentos em realizar as denúncias. “A partir do momento que eles viram o secretário dizer que não existia esses furtos, eles ficaram indignados”, afirma. Além dos vídeos, Matos recebeu boletins diretamente dos empreendedores, no entanto, preferiu não divulgá-los na íntegra.

“Os relatos vêm aumentando, e é isso que me preocupa. A promoção da segurança pública tem que ser organizada pelo Estado, ele não pode se omitir disso”, comenta. Pedro Matos relata que, a exemplo da Ronega, uma das lojas invadidas e saqueadas, outras estão tendo um custo a mais para reforçar a segurança dos seus empreendimentos.

Na quinta-feira, o presidente Sindicato dos lojistas (Sindilojas), Cid Alves, relatou ao O POVO que os casos de arrombamento em lojas de Fortaleza são verdadeiros, embora existam notícias falsas circulando nas redes sociais. “Os casos não foram a quantidade toda que divulgaram, no meio daqueles casos houve três ou cinco notícias falsas, e se não tomarem providência vai haver muito mais [casos de arrombamento verdadeiros]”, pontuou.

Para os casos de invasões e saques, ele orienta aos empreendedores e comerciantes a emissão do Boletim de Ocorrência (BO) para registrar a denúncia do fato. E em seguida que seja acionado o departamento jurídico na estrutura governamental, com intuito de pedir o ressarcimento dos danos adquiridos, tendo base o artigo 486 da CLT (Decreto Lei 5.452/43).

Em abril, 44 pessoas foram presas por furto em comércio.

Em nota enviada ao O POVO na quinta-feira, 14, a SSPDS informou que, no mês de abril, 44 pessoas foram capturadas por furtos qualificados contra estabelecimentos comerciais em Fortaleza. No Ceará, foram 90 pessoas.

"A SSPDS esclarece ainda que as cúpulas da pasta e das vinculadas acompanham de perto os casos registrados e direcionam ações visando coibir esse tipo de crime. Para tanto, existe um trabalho preventivo, em especial na região dos bairros Aldeota e Centro, nas Áreas Integradas de Segurança 1 e 4, respectivamente. Territórios e adjacências que concentram diversos estabelecimentos comerciais na Capital".

A pasta também orientou que a população evitasse divulgar relatos incertos e boatos que recebam em redes sociais. “É importante que todos estejam cientes que espalhar informações mentirosas é crime previsto no artigo 340 do Código Penal Brasileiro. A pena para quem pratica esse tipo de delito é de um a seis meses de detenção, ou multa”, pontua a nota.

Serviço

Durante esse período de isolamento social, a SSPDS enfatiza que o BO pode ser feito por meio da Delegacia Eletrônica (Deletron), no endereço: https://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo/

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

saques Fortaleza notícias falsas sindilojas sspds arrombamento em lojas de Fortaleza segurança pública

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar