Participamos do

Sindilojas confirma que há notícias falsas de saque, mas denuncia casos de arrombamento

Na quarta-feira, o Sindicato lançou nota lamentando os casos de arrombamento e manifestando apoio aos lojistas prejudicados
16:03 | Mai. 14, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

O presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), Cid Alves, confirmou nesta quinta-feira, 14, que circulam nas redes sociais notícias falsas sobre saques em lojas do bairro Aldeota, em Fortaleza. Esses boatos já haviam sido desmentidos pelo titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), na última quarta-feira. No entanto, de acordo com Cid Alves, ainda há casos de arrombamento desconhecidos pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).

O titular da SSPDS, André Costa, utilizou as redes sociais para desmentir os boatos de saque a lojas de Fortaleza, na quarta-feira, 14. Segundo o secretário, a motivação das notícias falsas indicam “claros interesses políticos”. Procurado pelo O POVO, o presidente do Sindilojas afirmou que aconteceram, sim, “arrombamentos”, mas em menor quantidade. Ele não chegou a mencionar casos de saques.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“O secretário tem razão, realmente soltaram ‘fakes’ sobre alguns casos. Infelizmente, é uma pena que o secretário não tenha tomado conhecimento do que é real”, disse o presidente do Sindilojas. Segundo ele, além de outros casos que preferiu não citar, houve arrombamento em uma loja na avenida Santos Dumont e na avenida Virgílio Távora.

Essa informação de que havia casos em menor quantidade do que os relatados nas mensagens que circulam nas redes sociais foi mencionada por um seguidor do secretário André Costa.

O titular, no entanto, rebateu a afirmação alegando que foi realizado uma apuração policial no local e que ele tem acesso aos relatórios da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). De acordo com o secretário, há apenas um caso registrado na região, que já está em investigação.

Em nota, a SSPDS informou que, no mês de abril, 44 pessoas foram capturadas por furtos qualificados contra estabelecimentos comerciais em Fortaleza. No Ceará, foram 90 pessoas. "A SSPDS esclarece ainda que as cúpulas da pasta e das vinculadas acompanham de perto os casos registrados e direcionam ações visando coibir esse tipo de crime. Para tanto, existe um trabalho preventivo, em especial na região dos bairros Aldeota e Centro, nas Áreas Integradas de Segurança 1 e 4, respectivamente. Territórios e adjacências que concentram diversos estabelecimentos comerciais na Capital".

"A SSPDS ressalta ainda que existem textos apócrifos divulgados em aplicativos de mensagens sobre vários arrombamentos em uma única noite em lojas na Aldeota. Informações que foram desmentidas pelos próprios estabelecimentos. A pasta orienta a população a não divulgar relatos incertos e boatos que recebam em redes sociais. É importante que todos estejam cientes que espalhar informações mentirosas é crime previsto no artigo 340 do Código Penal Brasileiro. A pena para quem pratica esse tipo de delito é de um a seis meses de detenção, ou multa.

A Secretaria reforça que os casos registrados por meio do Boletim de Ocorrência são investigados pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). A notificação por meio do BO é um ato de cidadania e responsabilidade, pois os dados oficiais são alimentados pelas declarações de cada pessoa que é vítima de crime. Além de subsidiar as apurações, por meio dessas informações, a pasta realiza os planejamentos de ações ostensivas e preventivas. Durante esse período de isolamento social, a SSPDS enfatiza que o BO pode ser feito por meio da Delegacia Eletrônica (Deletron), no endereço: https://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo/", finaliza a nota.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar