Encontros Universitários serão realizados em plataformas online
Participação será facultativa e sem uso de laboratóriosA edição de 2019 dos Encontros Universitários ainda ocorrerá neste 2020. Será nos dias 20, 21 e 22 de maio, como decidiu a administração superior da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em videoconferência com diretores das unidades acadêmicas, foi formalizado que, em decorrência da pandemia de coronavírus, a participação será facultativa e sem o uso de espaços físicos da instituição. Diretorias de unidades acadêmicas, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc) vinham questionando a realização dos encontros e defendendo a suspensão. Diante da pressão, decidiu-se pela participação optativa.
O evento, que ocorre anualmente, foi anunciado pela administração superior da UFC na última segunda-feira, 27. Desde o anúncio, colegiados, conselhos e unidades acadêmicas procuraram a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), manifestando-se contra a realização. De acordo com diretores de unidades acadêmicas e de centros acadêmicos que participaram da conferência online naquela ocasião, a administração superior já apresentou uma estrutura pronta dos encontros online, e não ofereceu abertura para questionamentos em relação ao adiamento do evento. Começou, então, a cobrança para que a presença fosse facultativa, e que uma possível ausência não prejudique professor ou aluno.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Diretores e professores reivindicaram que os alunos não se desloquem desnecessariamente para apresentar trabalhos e, caso não possam apresentar seus trabalhos remotamente, não o façam. “Não queremos boicotar o evento. Queremos a universidade grande, mas nenhum aluno ou professor deve ser coagido para participar dos encontros” disse o diretor do Centro de Tecnologia professor Almir Holanda, que participou da videoconferência, em declaração à assessoria da Adufc.