Tecnologia é utilizada para aumentar participação social no Plano Diretor de Fortaleza
Moradores podem acompanhar reuniões por meio de transmissão ao vivoUma plataforma digital foi criada para ampliar participação social no Plano Diretor de Fortaleza, permitindo interação ao vivo de moradores do Município durante a transmissão de encontros. Informação foi passada pela Prefeitura em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira, 10, que apresentou Etapa de Mobilização e Capacitação Territorial e Temática para Revisão do Plano. Primeiro encontro ocorrerá já no próximo sábado,14.
O uso do mecanismo virtual, segundo Pedro Rocha, Presidente do Núcleo Gestor, é uma forma de combater a dificuldade de mobilidade causada por, entre outras, problemáticas territoriais, como disputa de facções. “O cidadão vai poder interagir (Sic) é importante que os moradores participem desde o começo do processo”, pontua.
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Roberto Cláudio, prefeito de Fortaleza, esteve presente na cerimônia e pontuou que a plataforma permite a participação de quem “trabalha o dia inteiro e não tem tempo de ir para reuniões, mas quer contribuir”. O parlamentar ainda destacou a importância da interação dos populares pois, reuniões “definem regras de convivência comunitária entre as pessoas e os espaços da Cidade”.
O Plano Diretor é o projeto de crescimento do Município, que define ações e destina uso de seus territórios. A elaboração do último Plano foi realizado em 2009, durante o governo de Luizianne Lins (PT). Novo documento é uma revisão do antigo, que, além de pensar em aumentar presença social com interação digital, também aumenta número de territórios com participação, indo de 14 para 39.
Na próxima fase, representantes da Prefeitura devem identificar problemáticas de bairros e suas “potencialidades”, de acordo com Pedro Rocha. Em um terceiro momento, essa “leitura” realizada resulta na consolidação de propostas para resolução de conflitos. No segundo semestre deste ano, uma conferência para análise e uma votação de propostas serão realizadas, resultando no encaminhamento de projetos para a Câmara Municipal.
Discutindo questões como mobilidade urbana, criação de empregos, cultura e educação, o novo documento será orientado pelas estratégias definidas pelo Plano Fortaleza 2040 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), devendo articular-se por meio de instrumentos de planejamento municipal, como Plano de Governo e Planos Setoriais. Ainda em 2019, foram inscritos 481 Agentes da Cidadania. Representantes têm a função de participar dos encontros com instituições da sociedade civil e poder público, levando informações a moradores de sua região. A cada cinco mil habitantes, um agente é eleito.
Maria Lucia, de 60 anos, é Agente da Cidadania pela segunda vez, participando efetivamente dos encontros desde o primeiro plano, em 2009. Moradora do Alagadiço Novo, Maria pontua que já solicitou melhorias para o local durante reuniões, mas que nunca foi atendida. “Eu pedi um alargamento da via onde os ônibus passam, uma praça com academia e um Bicicletar, mas nunca consegui”, pontua.
Ela informa ainda que encontros presenciais acabam tendo muito conflito, pois “todo mundo quer falar”, mas que, no final, acabam “entrando em um consenso”. Com o uso da plataforma, ela espera que comunicação melhore e que suas propostas sejam ouvidas. “Eu ainda quero pegar ônibus em uma via melhorada”, pontua ao relembrar um de seus desejos, reforçando: “É o meu sonho”.
A plataforma inclui ferramentas que disponibilizam o acompanhamento das reuniões, interação em transmissões ao vivo, apresentação dos 39 territórios e um caderno de memórias, com registro de todas as atividades. Primeira reunião ocorrerá já no próximo sábado, 14.