PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Lojas de Fortaleza podem abrir no domingo e na segunda-feira de Carnaval do próximo ano, informa CDL

As informações foram repassadas pelo presidente da CDL, Assis Cavalcante, nesta quarta-feira, 26

Kamilla Vasconcelos
21:39 | 26/02/2020
Será realizada uma pesquisa para definir se o comércio abrirá em dois dias durante o Carnaval de 2021
Será realizada uma pesquisa para definir se o comércio abrirá em dois dias durante o Carnaval de 2021 (Foto: AURELIO ALVES)

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza informou que as lojas da capital cearense podem funcionar durante o domingo e a segunda-feira de Carnaval do próximo ano. As informações foram repassadas pelo presidente da CDL, Assis Cavalcante, nesta quarta-feira, 26.

De acordo com Assis, a capital cearense recebe durante o período uma grande quantidade de turistas e com o comércio fechado “naturalmente tem um consumo que não está sendo atendido”. “Em economias mais maduras, como alguns países da Europa, eles não têm essa necessidade de abrir no domingo, por exemplo. Mas nós somos um mercado com um cunho mais americano, de maior consumo. E tem também que nós somos uma economia muito nova e volátil”, justifica.

Sobre os possíveis horários de funcionamento das lojas, o presidente da CDL explicou que em março será realizada uma pesquisa para definir esse e outros pontos. “A CDL vai providenciar uma pesquisa, através da faculdade CDL, para ver qual vai ser a resposta da população, para assim tomar as decisões. Nós vamos fazer as propostas, apresentar ao sindicato laboral, aos shoppings etc. Depois é que vêm as negociações”.

Movimento nas lojas durante o Carnaval 2020

Apesar do levantamento feito pelo O POVO, que aponta o Carnaval deste ano como o mais violento desde 2014, “as vendas foram normais com relação ao período”, assegura Assis. Segundo ele, a crise na segurança do Estado, que acontece desde o último dia 18 de fevereiro, não prejudicou o comércio nos shoppings e no Centro. “E como os ônibus também não foram afetados, então a rotina continuou normal tanto para os consumidores, como para os funcionários. Porque 67% das pessoas que vem ao Centro vêm de ônibus”.

Movimento nos supermercados durante o Carnaval 2020

Diferente da movimentação nas lojas da Capital, as vendas nos supermercados de Fortaleza foram “medianas”, segundo o diretor de patrimônio da Associação Cearense dos Supermercados (Acesu). “A gente esperava que tivesse uma venda muito boa, haja vista o crescimento que houve no ano de 2019, em torno de 3,5% de acordo com o IPCA e IBGE. Então gente pensou que esse Carnaval teria realmente um crescimento superior a esse percentual. Só que talvez, devido ao problema de segurança que nós estamos passando hoje no Estado, o crescimento não foi o esperado. A gente ainda está fechando os números, mas boa parte dos supermercadistas informaram que as vendas foram medianas”, explica, em entrevista à rádio O POVO CBN na tarde desta quarta-feira, 26.