Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Linhas de ônibus na avenida Aguanambi deixam de trafegar temporariamente nas estações do BRT

Quatro rotas estão sendo afetadas; mudança deve durar até a instalação do embarque pré-pago nas estações

Atualizada em 05/02/2020 às 15h25min

Os usuários do sistema Bus Rapid Transit (BRT) da avenida Aguanambi foram surpreendidos esta semana por mais uma mudança no funcionamento dos coletivos: as linhas 609 (Cidade dos Funcionários – Sítio São José), 649 (Cidade dos Funcionários – Sítio São José/CMR) e 670 (Sítio São João – Centro) deixaram de parar nas estações. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará, a linha 226 (Antônio Bezerra – Messejana/Expresso) também passará por essa mudança, porém apenas a partir do dia 10/2.

A mudança causou transtornos a passageiros, pois não há sinalização nas paradas sobre a alteração. Uma usuária relatou a O POVO que chegou a esperar mais de uma hora pelos ônibus, que permaneciam trafegando na faixa da esquerda, como se fossem parar na estação, mas passavam direto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o Sindiônibus, a mudança é temporária e relacionada à implementação do sistema de embarque pré-pago no BRT. As linhas continuam trafegando pela avenida Aguanambi, mas no momento usam as paradas de ônibus regulares, não as estações do sistema. O órgão afirma ainda que há equipes orientando os usuários nas estações a respeito das mudanças.

Ainda conforme o sindicato, a frota de todas as linhas que operam nos dois corredores retornarão para as estações com seu layout alterado quando o embarque pré pago for efetivado. Nesse momento, toda a frota de Fortaleza deverá estar operando como autoatendimento.

Todas as linhas que operam nas estações deverão passar pela mudança de layout interno. Entretanto, em algumas linhas não será necessário deixar de parar na estação para a execução de tal serviço. Sobre a sinalização, o Sindiônibus informou que foram colocados cartazes tanto nas estações quanto internamente aos ônibus. "A equipe do Sindiônibus está presente em todas as estações, Bezerra de Menezes e Aguanambi, entre 5h e 21h", conclui a nota.

Segundo o Sindiônibus, não há uma data precisa para conclusão dos serviços, mas que a previsão é que seja ainda no primeiro trimestre deste ano. O prazo, de acordo com o órgão, deve-se às mudanças necessárias nas estações, que precisam receber um sistema de abertura automática das portas de embarque e desembarque, e nos próprios ônibus, que terão o layout interno modificado para funcionar com o sistema de embarque pré-pago.

Com informações da repórter Izadora Paula

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar