Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Novos agentes penitenciários irão para unidade de segurança máxima do Estado

O objetivo é ampliar as vagas do sistema prisional, tanto de unidades em reformas quanto de unidades novas

Em convocação realizada na manhã desta sexta-feira, 31, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) nomeou 70 novos agentes penitenciários para atuarem em unidades cearenses em reformas e em novas instituições, incluindo a penitenciária de segurança máxima no município de Aquiraz. O grupo, com um total de 192 convocados, foi dividido em duas turmas.

No evento, o governador Camilo Santana afirmou que os agentes serão distribuídos em unidades de Tianguá e Região Metropolitana. O objetivo é ampliar as vagas do sistema prisional, tanto de unidades em reformas quanto de unidades novas, como a unidade de segurança máxima. Com um investimento de R$ 28,7 milhões, a unidade, que tinha previsão de término em novembro do ano passado é o primeiro presídio de segurança máxima do Ceará. A perspectiva é abrigar 168 detentos na instituição, que será inaugurada em fevereiro deste ano. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O governador também confirmou o lançamento de uma licitação que permitirá a construção da primeira unidade industrial do Ceará. A estrutura funcionará dentro de uma instituição penitenciária e terá o papel de ocupar os presos com trabalhos ligados à prestação de serviços ao Estado.

Demora para convocação

Alguns dos agentes relataram demoras para a convocação. O novo agente Francisco Fabiano esperou dois anos e meio para o momento. Com o cargo, pretende investir em moradia para a família, que reside fora do Ceará. "Enfim chegou nossa hora", comemorou.

Josilene Ribeiro foi uma das mulheres convocadas para o cargo. Ela relata que o incentivo dos amigos ajudou nos dois anos de espera. Na posição dos classificáveis, ela foi convocada na cerimônia e comemorou o resultado. "Ao estudar, percebi que era capaz de conseguir"

Os novos agentes passarão por um processo de nivelamento que durará cerca de dois meses. Após os treinamentos, serão alocados em suas respectivas unidades de atuação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar