Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Detentos de Itaitinga vão trabalhar na revitalização do Centro de Fortaleza

As atividades, autorizadas pelo poder Judiciário, serão, principalmente, pinturas e remoção de pichações
09:18 | Jan. 28, 2020
Autor Lucas Braga
Foto do autor
Lucas Braga Repórter do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Presos das unidades penitenciárias do Estado em Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza) vão trabalhar na revitalização do Centro da Capital, principalmente em pinturas e remoção de pichações. A parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) foi anunciada na tarde de segunda-feira, 27, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza.

Mauro Albuquerque, titular da SAP, explica que as atividades são autorizadas pelo Poder Judiciário a cada interno. Hoje, eles já trabalham reformando praças, muros de creches e as próprias unidades penitenciárias. “Muitos deles estão querendo receber capacitação e trabalhar. Estamos mostrando que o preso pode render muito mais, remindo pena, sendo que antes ele só dava despesa ao Estado. Uma das nossas propostas para a CDL é combater as pichações no Centro, que são demarcações de território”, explicou o secretário.

De acordo com o presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante, a parceria pode ser iniciada ainda em 2020. “Como há pichações, pode passar a sensação de que o Centro é perigoso. Isso afasta o consumidor. Mas em relação a roubos e furtos, tem melhorado bastante. Estamos monitorando os principais horários de ocorrências e locais mais vulneráveis para repassar à Polícia Militar, com a qual temos bom relacionamento”, pontua.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No encontro, Mauro também apresentou modelo de gestão das penitenciárias e resultados de 2019, como reformas nas unidades, processos de disciplina e atividades de capacitação e educação para ressocialização dos apenados.

“As ferramentas de gestão que ele (Mauro) utilizou são modelos importantes para os nossos negócios também”, completou Assis, destacando o movimento médio diário de 350 mil pessoas por dia, 64 mil trabalhadores e 7,8 mil empresas no Centro de Fortaleza.

Freitas Cordeiro, presidente da Federação das CDLs no Ceará (FCDL), elogia o trabalho da SAP e disse da possibilidade de replicação da parceria em outras cidades do Estado. “Ele trabalha com muita determinação e mostra conseguir objetivos. Isso demonstra que, nas empresas, também precisamos ter planejamento e determinação para alcançar resultados efetivos”, destaca.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar