Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Operação de binário no Lago Jacarey e novo semáforo começam a funcionar hoje

Outras ruas dos bairros Cidade dos Funcionários e Parque Iracema passam por pavimentação e drenagem fluvial
12:08 | Jan. 21, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A mudança no trânsito de áreas próximas ao Lago Jacarey já começa a valer a partir desta terça-feira, 21. As ruas João Loenel e Marechal Lott agora funcionam em sentidos opostos de circulação, além do cruzamento da avenida Desembargador Gonzaga com a rua Joãozito Arruda terem rotatória substituída por semáforo.

Leia mais: Implantação de binário e semáforo integram requalificação no Lago Jacarey; 3 linhas de ônibus serão afetadas

Na manhã desta terça-feira, 21, a movimentação no cruzamento da avenida estava tranquilo. Os pavimentos estão sendo asfaltados, e agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Via Livre orientam motoristas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para os condutores, as mudanças são recebidas com naturalidade. De acordo com Cristiane Pontes, fonoaudióloga que passa pelo local diariamente, é comum que a avenida Desembargador Gonzaga fique engarrafada durante o dia. Por isso, ela considera proveitosa a instalação de semáforo com três tempos na avenida.

Entorno

Apesar da boa recepção do bairro em relação às mudanças viárias, a vizinhança reclama de descaso da prefeitura com a poda das árvores do entorno.

No cruzamento da avenida Desembargador Gonzaga com a Rua João Leonel, o morador Pedro Laércio mostrou à reportagem do O POVO uma árvore cujos galhos pressionam a fiação elétrica da rua. Segundo Pedro, tanto a Enel quanto a prefeitura de Fortaleza são contatadas há seis meses para solucionar o problema.

"Eles ficam um passando o problema pro outro e ninguém resolve nada", reclama. Ainda, ele afirma que a própria população tentou podar as árvores, mas foram impedidos por agentes da prefeitura.

A Enel afirmou ao O POVO que irá enviar equipe ao local para verificar a situação e, caso os galhos estejam tocando a fiação elétrica, é responsabilidade da Enel podar as árvores. A reportagem também entrou em contato com a prefeitura, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Outras obras

Ao longo da semana, as ruas Máximo Linhares, Visconde de Barbacena e José Furtado também deverão ser recapeadas. Além disso, está prevista a implantação de projeto de drenagem pluvial nas ruas Cândido Portinari e Luiz Girão.

Segundo a A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a implantação dos binários alterou o itinerário das linhas 021 - Luciano Cavalcante/Papicu, 611 - Cidade dos Funcionários/Cofeco/Lago Jacarey e 825 - Cidade dos Funcionários/Papicu/Jardim das Oliveiras.

No sentido ida (Papicu-Lago Jacarey), as linhas vêm pela rua Benjamim Moura, rua Pedro Firmeza, acessando a rua Chico Lemos, que muda de sentido, retornando pela rua João Leonel. O ponto de parada na rua Cônego Braveza será desativado e transferido para a rua Chico Lemos.

Já no sentido volta (Lago Jacarey-Papicu), as linhas deixam de circular pela rua Manoel Monteiro, trafegando pela rua Pedro Firmeza, retornando pela rua Sabino Augusta para a rua Máximo Linhares. O ponto de parada será transferido para a rua Pedro Firmeza.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar