PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Em Fortaleza, Uber lança ferramenta para identificar paradas inesperadas ou longas

Ação faz parte de série de medidas de segurança que inclui, entre outros recursos, ferramenta de reconhecimento facial e gravação de áudio da viagem

Rubens Rodrigues
14:43 | 21/01/2020
Uber lança em Fortaleza ferramenta para identificar paradas inesperadas ou longas
Uber lança em Fortaleza ferramenta para identificar paradas inesperadas ou longas (Foto: Divulgação/Uber)

A Uber lança em Fortaleza, nas próximas semanas, uma ferramenta que deve ajudar motoristas e usuários a viajarem em segurança. Com a ferramenta U-Ajuda, será possível identificar longas ou inesperadas paradas de rota. Em novembro último, a empresa anunciou uma série de medidas de segurança que inclui, entre outros recursos, ferramenta de reconhecimento facial e gravação de áudio da viagem.

Ao detectar evento de parada inesperada, o próprio sistema pode iniciar checagem automática e enviar mensagem para o motorista parceiro e o usuário. Dessa forma, eles seriam direcionadas às ferramentas de segurança do aplicativo. Neste cenário, o app disponibiliza opções de ligar para a polícia, compartilhar a viagem ou abrir contato com a central de atendimento da Uber para casos não urgentes.

Operando há cerca de um ano, o primeiro centro de desenvolvimento tecnológico da Uber com foco em segurança na América Latina está no Brasil. É desse Tech Center que devem sair soluções que serão incorporadas na plataforma ao longo dos próximos anos. Os outros Tech Centers estão em Louisville, Nova York, Palo Alto, Pittsburgh, São Francisco e Seattle, nos EUA; em Amsterdã, Paris, Sofia e Vilnius, no continente europeu; e em Bangalore e em Hyderabad, na Índia.

Em entrevista ao O POVO durante o evento global realizado em novembro último, em São Paulo, o diretor do Tech Center da Uber no Brasil, Marcello Azambuja, afirmou que quase todos os projetos anunciados foram desenvolvidos com o time brasileiro em conjunto com o de São Francisco.

"A maior parte dos engenheiros que desenvolveu o Áudio Recording tá em São Paulo. O DocScann também tem engenheiros em São Paulo que trabalharam na ferramenta. A gente mostrou também essa integração da plataforma de identidade com a Serasa", explicou. "São projetos do Tech Center em São Paulo. Boa parte dos projetos anunciados são colaborativos entre a equipe daqui com a equipe de São Francisco".

Recursos anunciados

Gravação de áudio

Motoristas parceiros e usuários passam a ter opção de gravar o áudio de uma viagem por meio de um botão na Central de Segurança do app, antes ou durante a viagem, em algumas regiões. Concluída a viagem, se desejarem informar algum problema, podem também encaminhar o arquivo de áudio para a Uber. O conteúdo, criptografado, fica armazenado no telefone de quem efetuar a gravação, mas só a Uber tem acesso - se o arquivo for compartilhado com a empresa. O arquivo enviado ao suporte em caso de necessidade pode ser utilizado em investigações ou compartilhado com as autoridades, nos termos da lei.

Doc Scan

Com o objetivo de prevenir que pessoas mal intencionadas usem o aplicativo, a Uber começa a implementar um projeto-piloto do Doc Scan no Chile. Por meio dele, usuários que não adicionarem meios de pagamento digitais no cadastro ou antes de realizar uma viagem serão solicitados a submeter um documento de identificação, que terá dados e autenticidade verificados. O recurso chega ao Brasil no primeiro trimestre de 2020.

Selfie com movimento

Além da selfie que os motoristas já fazem de tempos em tempos para ficar online, o recurso para verificação de identidade do motorista em tempo real passa a solicitar que alguns movimentos sejam realizados - como piscar, sorrir, virar o rosto. Isso trará mais uma camada de segurança e permitirá verificar que o motorista é aquele que se cadastrou no aplicativo. É uma ferramenta voltada à prevenção de fraudes e à proteção da integridade da conta dos motoristas parceiros.

Checagem de rota

Potencializando o poder do GPS e de outros sensores no smartphone, a Uber pode identificar e sinalizar eventos raros, como uma parada longa e não prevista na rota. Se uma parada não prevista for sinalizada, a Uber pode iniciar uma checagem e enviar uma mensagem para o motorista parceiro e o usuário perguntando se é necessário algum suporte, direcionando-o às ferramentas de segurança que podem ajudá-los a obter o apoio necessário. É um primeiro passo em oferecer proativamente suporte aos usuários e motoristas durante uma viagem.

Verifique sua viagem: senha, Ultrassom

Um avanço na ferramenta que recomenda ao usuário conferir as informações para ter certeza de que está entrando no carro certo. O usuário poderá optar por receber uma senha de quatro dígitos, que deve ser dita ao motorista para que ele consiga iniciar a viagem no aplicativo. Além disso, a Uber anunciou que está trabalhando com tecnologias avançadas que usam ultrassom para transmitir automaticamente a senha. No futuro, os números recebidos pelo usuário passarão automaticamente pelo aparelho do motorista, e o usuário vai receber uma confirmação no seu celular (como uma vibração).

Reporte durante a viagem

Permite ao usuário denunciar um problema ainda durante o trajeto da viagem, tal como direção imprudente. Depois da viagem encerrada, ele receberá contato do time de suporte para mais informações e encaminhamento da reclamação.