Participamos do

Saiba o que fazer se a sua nota do Enem estiver errada

Ainda não se sabe quantas pessoas foram afetadas pelo erro; MEC admitiu que houve falha da gráfica responsável pelo envio das provas
17:18 | Jan. 18, 2020
Autor Lais Oliveira
Foto do autor
Lais Oliveira Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criou um e-mail para atender os participantes que se sentiram prejudicados com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. A orientação é que os participantes que notaram alguma discrepância entre o número de acertos e a média da prova enviem o nome completo e número do CPF para o endereço: enem2019@inep.gov.br. Dessa forma, uma avaliação individual e manual da prova será realizada.

Em nota, o Inep disse que até segunda-feira, 20, todo o trabalho de revisão das notas será finalizado. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse na manhã deste sábado, 18, que foram encontradas "inconsistências na contabilização e correção" da segunda prova.


Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Motivo da falha

A causa da falha nas notas estaria em um erro da gráfica responsável por enviar os dados das cores das provas associadas aos alunos. As provas do Enem são divididas por cores e a correção do gabarito é feita conforme essa classificação. Desde sexta-feira, 17, alunos relatavam possível erro na correção do Exame.

Apesar do ocorrido, a abertura das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está mantida para a próxima terça-feira, 21. O Sisu encerrará o processo de inscrições às 23h59min de sexta-feira, 24. Os resultados devem sair no dia 28 de janeiro.

Participantes prejudicados

Em coletiva transmitida por meio do Facebook, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que ainda não está claro quantas pessoas foram afetadas porque o sistema está em processo de identificação das falhas.

Lopes chegou a dizer que as inconsistências não chegariam a afetar 1% dos participantes, o que totalizaria 39 mil pessoas. Porém, depois estimou que a falha "não vai chegar nem a 9 mil pessoas". De acordo com o Inep, 3.935.237 pessoas fizeram o Enem 2019 nos dias 3 e 10 de novembro do ano passado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar