Participamos do

Saiba como se proteger de desabamentos durante o período chuvoso

Especialista da Defesa Civil lista dicas de precauções que devem ser tomadas
13:02 | Jan. 11, 2020
Autor Gabriela Almeida
Foto do autor
Gabriela Almeida Repórter O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A chuva que atingiu Fortaleza na última sexta-feira, 10, faz parte da pré-estação chuvosa, que antecede a quadra invernosa. Entre os riscos que esse período pode trazer, a Defesa Civil de Ceará alerta para o risco de desabamentos. A Capital registrou 17 ocorrências desse tipo só na última quinta-feira, 9.

Segundo informações do Capitão Aluizio, responsável pelo setor de Preparação para Desastres, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, entre as estruturas que correm mais riscos estão aquelas construídas há muito tempo e as localizadas próximas a rios e canais. Para O POVO, ele listou algumas precauções que devem ser tomadas. Confira:

1. Observe calhas, canos e canaletas:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Eles foram construídos para escorrer a água que a chuva traz. Se estiverem obstruídos por sujeira ou algum objeto, a água vai ficar acumulada e isso propícia infiltração, o que pode comprometer a estrutura da casa. Certifique sempre se eles estão desobstruídos”.

2. Monitore rachaduras:

“Preste atenção se as rachaduras nas paredes estão aumentando. Caso estejam, chame o profissional de engenharia que idealizou o local, para que ele possa fazer uma análise e, caso precise, realize um projeto para recuperar a estrutura".

3. Em caso de risco, ligue 190:

“Se for observado qualquer tipo de risco na edificação, como infiltrações e rachaduras, disque 190 e solicite uma inspeção. Uma equipe da Defesa Civil irá até sua residência analisar o caso e preparar um relatório. Caso a propriedade não seja sua, o documento servirá para comprovar ao dono a necessidade de uma reforma”.

Casas construídas próximas a rios e canais

Residências construídas próximas a rios e canais são, segundo Aluizio, propícias para desabamento, pois correm risco de alagamento. Este excesso de água acaba causando infiltrações, que danificam a estrutura. O capitão alertou que nesse caso é necessário se proteger primeiro, agindo antes que a situação piore e a residência desabe. Ele destaca as precauções que devem ser tomadas:

1. Monitore o nível das águas:

“Observe o nível dos canais ou dos rios próximos a sua residência. Se eles estiverem aumentando, tome providências. Suspenda móveis e objetos e procure um local para se abrigar. Caso não tenha um familiar próximo, procure algum ponto de apoio. É possível receber informações sobre frequência de chuvas por meio do número 40199. Mande uma mensagem com seu CEP e automaticamente será atualizado”.

2. Prepare um kit de emergência:

“Se previna. Em caso de possibilidade de alagamento mantenha um kit com materiais que vai precisar utilizar, como dinheiro, roupas e escova de dente. Isso vai permitir que possa sair durante um situação de urgência, levando objetos úteis para uso”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar