Participamos do

Projeto Baú de Leitura disponibilizará mais de 200 livros em praias de Fortaleza

Livros variados estarão disponíveis em algumas praias de Fortaleza, com o objetivo de estimular a leitura em áreas vulneráveis e promover um momento descontraído para moradores e turistas. A Enel e a Casa do Canto são patrocinadores do projeto
19:09 | Jan. 10, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A partir deste sábado, 11, a partir das 9h, livros de variadas editoras estarão disponíveis para o público no Pavilhão Atlântico, na praia do Poço da Draga. A ação é parte do lançamento do projeto Baú de Leitura na Praia, que promove a leitura e o conhecimento de novas histórias.

O lançamento do projeto também contará com contação de histórias, recital com as senhoras do Reisado da comunidade do Poço da Draga e um café da manhã para a comunidade, além de rodas de leitura. As atividades estarão disponíveis até o dia 30 de maio. O mesmo projeto será inaugurado no domingo, no mesmo horário, na praia do Pirambu, na praça da Areninha.

Julia Barros, sócio-fundadora da ONG Casa do Conto, responsável pela realização do projeto, explica que nos fins de semana os projetos estarão nas praias e durante a semana irão circular por comunidades na cidade, visitando escolas e bibliotecas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Como parte do projeto, um espaço comunitário será instalado e um mediador de leitura estará presente nas sextas, sábados e domingos, de 9h às 15h. O mediador fará leituras para crianças, tocará instrumentos e falará sobre os livros e suas histórias fantásticas. Escritores cearenses também participarão, lendo suas obras para crianças.

O projeto é inspirado no projeto Biblioteca na Praia da cidade Cascais, de Portugal. “Eu e meu esposo tivemos uma experiência ao visitar Portugal e achamos que essa ideia teria muito a cara do Ceará. Afinal, somos a terra do sol e por que não também da leitura?”, indaga Julia.

O projeto foi idealizado por Débora Pinho, da Enel, que chamou a Casa do Conto para colocar em prática. Esse mesmo projeto promoveu a democratização e acesso à leitura para crianças e jovens da periferia e do interior do Ceará.

Esta acontece há mais de 12 anos e tem o apoio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Enel desde 2007, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Em um primeiro momento, as praias que serão contempladas com o projeto serão as do Pirambu e Poço da Draga. Julia explica que também pretendem visitar outras praias, como do Naútico, Meirelles, Titanzinho e Barra do Ceará, o que dependerá do fim de obras que estão sendo realizadas nos locais.

Baús de Leitura, com cerca de 400 livros cada, também serão doados para bibliotecas comunitárias, de preferencialmente comunidades e municípios litorâneos.

Serviço:

Lançamento Projeto Baú de Leitura

Data: 11 de janeiro de 2020

Horário: 9h às 11h

Onde: Pavilhão Atlântico, na praia do Poço da Draga

Programação: Contação de histórias com a Casa do Conto, recital com as senhoras do reisado da comunidade do Poço da Draga, rodas de leitura e um café da manhã para a comunidade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar