Participamos do

Ordem de serviço para reforma da CeArt é assinada nesta sexta

Presente no evento, a primeira-dama, Onélia Santana, esteve entre as assinantes da ordem e comemorou o investimento, que está na ordem de R$ 2,4 milhões
21:07 | Jan. 10, 2020
Autor Izadora Paula
Foto do autor
Izadora Paula Estagiária do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Foi assinada na tarde desta sexta-feira, 10, a ordem de serviço da reforma da Central de Artesanato do Ceará, a CeArt, em evento que contou com a presença de autoridades e artesãos. O momento foi marcado por celebração dos presentes, felizes com a intervenção no local, que fica no centro da Praça Luiza Távora. Presente no evento, a primeira-dama, Onélia Santana, esteve entre as assinantes da ordem e comemorou o investimento, que está na ordem de R$ 2,4 milhões.

A obra irá incluir novas instalações hidrossanitárias, troca de piso e telhados, climatização da loja e modernização do layout, mantendo a estrutura característica do local. A titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, ressaltou a importância cultural da loja, bem como da praça, no cotidiano do cearense. "As pessoas vem para cá a noite, vem brincar, trazer as crianças... Este é, na realidade, um espaço familiar".

Conforme a secretária, a reforma, que tem prazo de entrega de 180 dias, não irá afetar a movimentação de clientes. "Durante esse tempo de obra, iremos dividir o espaço. Uma parte fica vendendo, a outra em reforma. Vamos primeiro cuidar da parte administrativa", explicou. Além do prédio CeArt, a Praça Luíza Távora também vem recebendo melhorias estruturais. Os castelinhos estão passando por revitalização, há três meses, e a obra de reforma do vagão do trem inicia próxima semana.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Onélia Santana entrega as identidades artesanais, impressas em papel moeda
Onélia Santana entrega as identidades artesanais, impressas em papel moeda (Foto: Izadora Paula/Especial para O POVO)

A primeira-dama, Onélia Santana, falou sobre a valorização da cultura e do artesanato local para justificar as intervenções. "A obra foi pensada de uma forma a deixar tudo mais esquematizado e também preservar mais o artesanato cearense e, com isso, atrair mais turistas para cá. É importante para o artesão cearense, para a economia do Estado, para a valorização da cultura, do artesanato em nossa cultura viva", ressaltou.

Representantes da Superintendência de Obras Públicas (SOP), do Sindicato dos Artesãos Autônomos do Ceará, da coordenação da CeArt e artesãos que trabalham no local estiveram presentes, onde, além da assinatura da ordem de serviço, houve também a entrega das identidades artesanais em papel moeda. O material, utilizado em documentos oficiais no Brasil e no Mundo, possui uma composição que proporciona mais segurança quanto a falsificações, e servirá também para garantir a isenção fiscal do ICMS nas peças artesanais, participação em cursos de aprimoramento e atualização de técnicas pela CeArt.

A primeira-dama, Onélia Santana, durante a assinatura da ordem de serviço da reforma da CeArt, posando para fotos com artesãos e autoridades presentes
A primeira-dama, Onélia Santana, durante a assinatura da ordem de serviço da reforma da CeArt, posando para fotos com artesãos e autoridades presentes (Foto: Izadora Paula/Especial para O POVO)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar