PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Camilo Santana anuncia convocação de 65 agentes penitenciários em fevereiro

Governador fez anúncio durante reunião de balanço sobre o primeiro ano da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP)

22:35 | 30/12/2019
Reunião ocorreu nessa segunda-feira, 30
Reunião ocorreu nessa segunda-feira, 30 (Foto: Sandro Valentim)

Durante reunião de balanço do primeiro ano da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), o governador Camilo Santana (PT) anunciou a convocação de uma nova turma de 65 novos agentes penitenciários para o mês de fevereiro de 2020. No total, 632 profissionais foram aprovados para atuarem em penitenciárias em 2019. O balanço foi feito junto ao titular da SAP, Mauro Albuquerque. 

Camilo destacou a reestruturação do sistema prisional do Estado e os avanços da gestão. A SAP foi criada em janeiro deste ano, na transição do novo mandato, após a extinção da antiga Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus).

O chefe do Executivo Estadual destacou o fechamento de mais de 100 cadeias públicas precárias no Interior do Estado e também o fim das regalias para presos. "Isto é parte do bom resultado de diminuição de homicídios e todos os indicadores de violência. Algo que foi feito de cumprir a lei com todo rigor dentro do sistema prisional", destacou Camilo.

Benefício para agentes

Na reunião, foi instituído o pagamento de abono especial por reforço operacional a agentes penitenciários que estejam ocupando cargo de comissão ou exerçam função de confiança nas unidades. Projeto foi aprovado no dia 19 de dezembro.

Medidas

O secretário Mauro Albuquerque ressaltou que medidas como a efetivação de quatro mil detentos em salas de aula auxiliaram na mudança na gestão de internos. Ele ainda apontou que neste último ano o número de salas de videomonitoramento aumentou para 36 e que foram realizas 30 mil escoltas.