PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

MP-CE cumpre 44 mandados de prisão contra membros de facções criminosas na Grande Fortaleza

As ações são resultado de duas operações deflagradas na manhã desta quarta-feira. Pacajus é o município com maior número de alvos

11:56 | 11/12/2019

Total de 44 mandados de prisão preventiva e 41 de busca e apreensão estão sendo cumpridos contra membros de facções criminosas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na manhã desta quarta-feira, 11. As ações são resultado de duas operações (Banguê e Saratoga/Pacajus) deflagradas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), órgão do Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE).

Os mandados judiciais estão sendo cumpridos em oito municípios. Pacajus, localizado a cerca de 50 quilômetros de Fortaleza, concentra o maior número de alvos, com 10 mandados de prisão preventiva e outros 10 de busca e apreensão. Na Capital, as autoridades cumprem 10 mandados, sendo cinco de prisão preventiva.

Outros 19 mandados de prisão preventiva e 19 mandados de busca e apreensão são cumpridos no sistema penitenciário estadual, e três mandados de prisão preventiva no sistema penitenciário federal. Além dos que estão sendo cumpridos, a Vara de Delitos de Organização Criminosa deferiu outros 16 mandados de prisão preventiva, que permanecerão em aberto em face da não localização dos acusados.

Investigação

As investigações tiveram como ponto de partida casos de tráfico de entorpecentes e crimes correlatos praticados na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Descobriu-se que os líderes dos grupos investigados contavam com parceiros criminosos, como gerentes das “bocas” de tráfico, “correrias” (soldados do tráfico), “laranjas” (forneciam suas contas bancárias para a movimentação do dinheiro ilícito), além de executores de outras ações criminosas, tais como homicídios, ameaças e assaltos, que garantiam a “tranquilidade” e o angariamento de fundos para os negócios ilícitos.

Mais detalhes sobre a operação serão divulgados em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, às 12 horas, na sede do Gaeco.

Veja a lista de mandados deferidos por município

Pacajus: 10 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão

Fortaleza: 5 mandados de prisão preventiva e 5 mandados de busca e apreensão

Boa Viagem: 2 mandados de prisão preventiva e 2 mandados de busca e apreensão Quixeramobim: 1 mandado de prisão preventiva e 1 mandado de busca e apreensão

Ipu: 1 mandado de prisão preventiva e 1 mandado de busca e apreensão

Barreira: 1 mandado de prisão preventiva e 1 mandado de busca e apreensão

Limoeiro do Norte: 1 mandado de prisão preventiva 1 mandado de busca e apreensão

Pacatuba: 1 mandado de prisão preventiva e 1 mandado de busca e apreensão