Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

MP-CE cumpre 44 mandados de prisão contra membros de facções criminosas na Grande Fortaleza

As ações são resultado de duas operações deflagradas na manhã desta quarta-feira. Pacajus é o município com maior número de alvos
11:56 | Dez. 11, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Total de 44 mandados de prisão preventiva e 41 de busca e apreensão estão sendo cumpridos contra membros de facções criminosas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na manhã desta quarta-feira, 11. As ações são resultado de duas operações (Banguê e Saratoga/Pacajus) deflagradas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), órgão do Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE).

Os mandados judiciais estão sendo cumpridos em oito municípios. Pacajus, localizado a cerca de 50 quilômetros de Fortaleza, concentra o maior número de alvos, com 10 mandados de prisão preventiva e outros 10 de busca e apreensão. Na Capital, as autoridades cumprem 10 mandados, sendo cinco de prisão preventiva.

Outros 19 mandados de prisão preventiva e 19 mandados de busca e apreensão são cumpridos no sistema penitenciário estadual, e três mandados de prisão preventiva no sistema penitenciário federal. Além dos que estão sendo cumpridos, a Vara de Delitos de Organização Criminosa deferiu outros 16 mandados de prisão preventiva, que permanecerão em aberto em face da não localização dos acusados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Investigação

As investigações tiveram como ponto de partida casos de tráfico de entorpecentes e crimes correlatos praticados na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Descobriu-se que os líderes dos grupos investigados contavam com parceiros criminosos, como gerentes das “bocas” de tráfico, “correrias” (soldados do tráfico), “laranjas” (forneciam suas contas bancárias para a movimentação do dinheiro ilícito), além de executores de outras ações criminosas, tais como homicídios, ameaças e assaltos, que garantiam a “tranquilidade” e o angariamento de fundos para os negócios ilícitos.

Mais detalhes sobre a operação serão divulgados em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, às 12 horas, na sede do Gaeco.

Veja a lista de mandados deferidos por município

Pacajus: 10 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão

Fortaleza: 5 mandados de prisão preventiva e 5 mandados de busca e apreensão

Boa Viagem: 2 mandados de prisão preventiva e 2 mandados de busca e apreensão Quixeramobim: 1 mandado de prisão preventiva e 1 mandado de busca e apreensão

Ipu: 1 mandado de prisão preventiva e 1 mandado de busca e apreensão

Barreira: 1 mandado de prisão preventiva e 1 mandado de busca e apreensão

Limoeiro do Norte: 1 mandado de prisão preventiva 1 mandado de busca e apreensão

Pacatuba: 1 mandado de prisão preventiva e 1 mandado de busca e apreensão

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar