Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Chove em 48 municípios do Ceará; Barbalha tem maior acumulado no período

Para o restante desta segunda-feira, a Funceme prevê nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Sertão Central e Inhamuns

A chuva chegou ao Sertão cearense ainda na primeira quinzena deste dezembro de 2019, a água molhou a terra de pelo menos 48 municípios do Ceará entre as 7 horas desse domingo, 8, e o mesmo horário desta segunda-feira, 9. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com o órgão, o posto pluviométrico do município de Barbalha, na região do Cariri, distante 500 quilômetros de Fortaleza, acumulou o maior volume no período: 90 milímetros. Na Capital, não houve precipitações.

Não foi apenas esse município caririense com volume de água considerável. Pelo contrário, a macrorregião daquela área foi onde mais choveu. Crato, com 75 mm. Assaré, próximo a chapada do Araripe, teve 62 milímetros. Juazeiro do Norte teve o quarto maior acumulado, 44 milímetros.

As imagens do satélite Goes-16, por volta das 8h10min, observavam nuvens em todo o estado do Ceará, principalmente na região oeste, associadas à chuva. A nebulosidade mais significativa encontra-se no Piauí e em Pernambuco. Para o restante desta segunda-feira, a Funceme prevê nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Sertão Central e Inhamuns. Nas demais regiões, nebulosidade variável.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na última quinta-feira, a região do Cariri também registrou precipitação, apesar de em menor volume. Barbalha, por exemplo, hoje com a maior precipitação, há cinco dias, o posto pluviométrico da localidade conseguiu acumular 25 milímetros. Na data, seis municípios do sul cearense tiveram precipitações, todos na região. 

Veja lista das dez maiores precipitações deste domingo até esta segunda-feira, 9

(70 postos com chuva de 88 informados)

Barbalha: 90.0 mm

Crato: 75.0 mm

Assaré: 62.0 mm

Juazeiro do Norte : 56.0 mm

Crato: 48.0 mm

Juazeiro Do Norte: 44.0 mm

Brejo Santo: 43.0 mm

Missão Velha: 42.0 mm

Barro: 37.2 mm

Salitre: 36.4 mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar