PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Mutirão de atendimento para prevenção do câncer de pele será realizado neste sábado

A ação é promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Ceará (SBD-CE), a partir das 8h, e será realizada no Centro de Dermatologia Dona Libânia, no Hospital Universitário Walter Cantídio, em Fortaleza, e no Centro de Dermatologia e Doenças Infecciosas, em Juazeiro do Norte

10:00 | 05/12/2019
Mutirão para prevenção de câncer de pele será realizado neste domingo, em Fortaleza e Juazeiro
Mutirão para prevenção de câncer de pele será realizado neste domingo, em Fortaleza e Juazeiro (Foto: Fernando Frazão/AbR)

Neste sábado, 7, serão realizados, a partir das 8h, três mutirões de atendimento dermatológicos para a prevenção do câncer de pele. As consultas gratuitas ocorrerão no Centro de Dermatologia Dona Libânia e no Hospital Universitário Walter Cantídio, no ambulatório de dermatologia, em Fortaleza; e no Centro de Dermatologia e Doenças Infecciosas, em Juazeiro do Norte.

A previsão é de que três mil pessoas sejam atendidas no mutirão. “As ocorrências no Ceará são grandes porque estamos perto da linha do Equador, onde está a maior incidência dos raios ultravioleta, um dos grandes causadores do câncer de pele”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Ceará (SBD-CE), Edmar Macedo. 

O câncer de pele é o tipo da doença mais recorrente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura. Segundo Edmar, prevenir-se e buscar diagnóstico e tratamento precoces são atitudes necessárias.

A iniciativa faz parte da campanha “Dezembro Laranja”, promovida em todo o País, cujo objetivo é ampliar o conhecimento da população sobre o câncer de pele, alertando acerca da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. São indicadas que as pessoas que tem mancha ou ferida que não cicatriza e que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento se dirijam ao mutirão.

Além dos mutirões, o “Dezembro Laranja” será lembrado em alguns importantes monumentos públicos. A iluminação da imagem de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, e a árvore de Natal da Praça Portugal, a estátua de Iracema e o Hospital da Mulher em Fortaleza, ganharão as cores laranja em alusão à campanha.

Serviço

Dezembro Laranja - Mutirão de Prevenção do Câncer de Pele

1. Centro de Dermatologia Dona Libânia (rua Pedro I, 1033 - Centro) - sábado, 7 de dezembro, das 8h às 14h

2. Hospital Universitário Walter Cantídio, ambulatório de dermatologia (rua Coronel Nunes de Melo, S/N, ao lado da Maternidade Escola Assis Chateaubriand - Rodolfo Teófilo) - sábado, 7 de dezembro, das 8h às 12h

3. Centro de Dermatologia e Doenças Infecciosas (rua Tab. João Machado, 115 - Santa Tereza, Juazeiro do Norte) - sábado, 7 de dezembro, das 7h às 12h