PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Presos em regime semiaberto e aberto terão gratuidade nas passagens de ônibus

A medida beneficiará aqueles que apresentarem situação de extrema vulnerabilidade. Facilitará o cumprimento de atividades de ressocialização, como deslocamento de cursos do ensino fundamental e médio

20:26 | 05/12/2019
De acordo com o secretário da Administração Penitenciária, a cobrança seria feita aos presos de melhor condição financeira
De acordo com o secretário da Administração Penitenciária, a cobrança seria feita aos presos de melhor condição financeira (Foto: Camila de Almeida/ O POVO))

Apenados do regime aberto, semiaberto e liberdade condicional terão gratuidade de passagens de ônibus. O convênio foi assinado nesta quarta-feira, 4, na sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A medida beneficiará aqueles que apresentarem situação de extrema vulnerabilidade.

De acordo com o TJCE, terão direito ao benefício os apenados assistidos pelo programa "Um Novo Tempo". Dos 250 integrantes do programa, só 30 se encaixam no perfil para ter passe livre no transporte coletivo.

Acordo foi firmado entre o presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo, e o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira.

A parceria entre os órgãos deve auxiliar nas exigências do regime estabelecido, facilitando o cumprimento de atividades de ressocialização do preso e do egresso, no deslocamento de cursos de ensino fundamental e médio, além de atividades que objetivem capacitação. "Essas ações são determinadas pela Justiça como complemento da pena e contribuem para o processo de ressocialização", diz o TJCE, em nota.

Compareceram ao ato os juízes das Varas de Execução Penal da Comarca de Fortaleza: Luis Bessa Neto (1ª Vara), Luciana Teixeira (2ª Vara) e Cézar Belmino (3ª Vara). Eles acompanham os projetos de ressocialização de presos no Estado do Ceará.