Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Navio utilizado em limpeza do litoral será aberto para visitação gratuita em Fortaleza

Com 200 metros de comprimento, Navio Atlântico estima receber de 5 a 8 mil visitantes por dia
16:37 | Nov. 21, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada sexta-feira, 22, às 18h10min

O navio Atlântico atracou nesta quinta-feira, 21, no Porto do Mucuripe, em Fortaleza. A embarcação estará no local, localizado no bairro Mucuripe, aberto à visitação gratuita nesta sexta-feira, 22, e neste sábado, 23 de novembro, das 14 às 18 horas. No primeiro dia de visitação, foram contabilizados 2 mil pessoas. 

Pela primeira vez no Nordeste, a estimativa é de que cerca de 8 mil pessoas visitem a embarcação diariamente. O Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) da Marinha vem atuando no combate às manchas de óleo encontradas no litoral nordestino desde o início de setembro, além de atendimento em Ações cívico-sociais (Aciso) com a população atingida pelo material. Segundo informações do contra-almirante e comandante da 2ª Divisão da Esquadra, Luiz Roberto Valicente, 17 casos foram registrados no Estado durante os 18 dias de atuação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O navio trouxe reforço e pretende atuar nos próximos dias durante na Taíba, em São Gonçalo do Amarante, e em algumas regiões de mangue no rio Pacoti, no Eusébio. Segundo Valicente, moradores encontraram pequenos vestígios do óleo cru na região, e buscas serão realizadas para promover a preservação da fauna e das águas do local.

Navio foi adquirido pela Marinha Brasileira no ano passado

Com mais de 200 metros de comprimento, o navio foi construído no Reino Unido e adquirido pelo Governo Brasileiro em fevereiro de 2018. O navio já participou de diversas operações navais e ações humanitárias desde seu lançamento em 1995.

Dentre as ações realizadas pela embarcação enquanto integrante da Marinha Inglesa, serviu de apoio aos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e nas ilhas do Caribe, atingidas pelo furacão Irma em 2017.

Operações também foram feitas em 1998 durante o furacão Mitch, na América Central, e em ações humanitárias no ano de 1999 em Kosovo.

SERVIÇO

O quê: Visitação do Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico;

Quando: sexta-feira, 22, e sábado, 23, das 14 às 18 horas;

Onde: Capitania dos Portos do Ceará; Praça Amigos da Marinha s/n, Cais do Porto. (o Porto informou haver transporte até o terminal Marítimo de Passageiros.)

Contato com o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA)

Constituído por representantes da Marinha do Brasil, o Grupo tem o objetivo de acompanhar registros das manchas de óleo pelo litoral brasileiro - Telefone: 185

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar