PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Fonte Luminosa é retirada de praça no Centro para reformas; relembre história do monumento

Chafariz tem origem alemã e já passou por pelo menos três pontos de Fortaleza

Alexia Vieira
13:58 | 21/11/2019
Fonte foi retirada como uma das intervenções das obras de restauração da praça realizada pela Prefeitura de Fortaleza
Fonte foi retirada como uma das intervenções das obras de restauração da praça realizada pela Prefeitura de Fortaleza (Foto: MAURI MELO/O POVO)

A praça Murilo Borges, no Centro de Fortaleza, passa por reformas desde setembro. Por causa das obras, o monumento conhecido como Fonte Luminosa, localizado no meio da praça, foi retirado. A fonte será restaurada e deve voltar para o mesmo lugar com a reinauguração da praça, de acordo com a Secretaria Regional do Centro.

“Lembra a história da gente. Eu bati foto com meu pai naquela escada, com a fonte atrás”, relata o segurança patrimonial Victor Helber. Ele passava pela praça nesta quarta-feira, 20, quando se questionou o motivo da retirada do monumento. Victor circula pela praça há 30 anos em visitas ao Centro e espera que a fonte volte logo para o local. Para ele, é preciso mais seguranças para proteger os patrimônios da cidade contra depredações.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 20-11-2019: Busto do ex-prefeito de Fortaleza, Murilo Borges. Retirada da fonte da Praça Murilo Borges,  em frente a Justiça Federal, na rua Pedro I, no Centro. (Foto: Mauri Melo/O POVO).
FORTALEZA, CE, BRASIL, 20-11-2019: Busto do ex-prefeito de Fortaleza, Murilo Borges. Retirada da fonte da Praça Murilo Borges, em frente a Justiça Federal, na rua Pedro I, no Centro. (Foto: Mauri Melo/O POVO). (Foto: MAURI MELO/O POVO)

Como parte das novas intervenções na praça, uma grade foi colocada em volta do local que o chafariz deve ficar. Francisco de Assis Fernandes, atendente de uma lanchonete em frente à praça, acredita que a cerca ajude a impedir que pessoas estraguem o monumento. “O pessoal tomava banho, subia em cima, quebrava”. Há 10 anos trabalhando no mesmo lugar, ele lembra quando a Fonte Luminosa funcionava, jorrando água da boca de cavalos marinhos e leões.

Apesar de acreditar que as grades são necessárias, a técnica em enfermagem Juliana Araújo diz achar estranho. “Não era para ficar tão preso assim, mas não adianta ajeitar e os outros virem estragar de novo”.

História da Fonte Luminosa

FORTALEZA, CE, BRASIL, 13-07-2013: Fonte Luminosa, na praça Murilo Borges, em frente ao prédio da Justiça Federal, antigo prédio do Banco do Nordeste (BNB), no Centro. Desgastada pelo tempo e pelo abandono, a fonte tem história peregrina. Conservação da Fonte Luminosa na praça Murilo Borges. (Foto: Mauri Melo/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 13-07-2013: Fonte Luminosa, na praça Murilo Borges, em frente ao prédio da Justiça Federal, antigo prédio do Banco do Nordeste (BNB), no Centro. Desgastada pelo tempo e pelo abandono, a fonte tem história peregrina. Conservação da Fonte Luminosa na praça Murilo Borges. (Foto: Mauri Melo/O POVO) (Foto: O POVO)

A Fonte Luminosa chegou em Fortaleza em 1929, quando o prefeito Álvaro Weyne a encomendou da empresa alemã Herms Stoltz. Inicialmente, o monumento foi colocado na praça da Lagoinha, na avenida Tristão Gonçalves, e tinha como objetivo “embelezar” a Capital. O nome da fonte é relacionado a um sistema de luzes do projeto inicial. Devido a iluminação pública da cidade na época ainda ser a gás, um engenheiro inglês teve de ser contratado para mudar as instalações.

Depois de ser substituída pela estátua do historiador Capistrano de Abreu, a fonte passou um ano na praça Clóvis Beviláqua, em frente à Faculdade de Direito da UFC. Em seguida, foi levada para compor o cruzamento das avenidas da Universidade e 13 de maio, como parte de uma tentativa do reitor da instituição de “enobrecer” a área. O trânsito das vias foi prejudicado e a fonte mais uma vez foi mudada de lugar.

Desmontada e guardada no galpão da antiga Superintendência Municipal de Obras e Viação (Sumov), a fonte passou 10 anos até ser restaurada, de 1970 até 1980. Em 1984, quando a praça Murilo Borges foi inaugurada, o monumento voltou a ser apreciado pela população no Centro da Cidade.