Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Fonte Luminosa é retirada de praça no Centro para reformas; relembre história do monumento

Chafariz tem origem alemã e já passou por pelo menos três pontos de Fortaleza

A praça Murilo Borges, no Centro de Fortaleza, passa por reformas desde setembro. Por causa das obras, o monumento conhecido como Fonte Luminosa, localizado no meio da praça, foi retirado. A fonte será restaurada e deve voltar para o mesmo lugar com a reinauguração da praça, de acordo com a Secretaria Regional do Centro.

“Lembra a história da gente. Eu bati foto com meu pai naquela escada, com a fonte atrás”, relata o segurança patrimonial Victor Helber. Ele passava pela praça nesta quarta-feira, 20, quando se questionou o motivo da retirada do monumento. Victor circula pela praça há 30 anos em visitas ao Centro e espera que a fonte volte logo para o local. Para ele, é preciso mais seguranças para proteger os patrimônios da cidade contra depredações.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 20-11-2019: Busto do ex-prefeito de Fortaleza, Murilo Borges. Retirada da fonte da Praça Murilo Borges,  em frente a Justiça Federal, na rua Pedro I, no Centro. (Foto: Mauri Melo/O POVO).
FORTALEZA, CE, BRASIL, 20-11-2019: Busto do ex-prefeito de Fortaleza, Murilo Borges. Retirada da fonte da Praça Murilo Borges, em frente a Justiça Federal, na rua Pedro I, no Centro. (Foto: Mauri Melo/O POVO). (Foto: MAURI MELO/O POVO)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Como parte das novas intervenções na praça, uma grade foi colocada em volta do local que o chafariz deve ficar. Francisco de Assis Fernandes, atendente de uma lanchonete em frente à praça, acredita que a cerca ajude a impedir que pessoas estraguem o monumento. “O pessoal tomava banho, subia em cima, quebrava”. Há 10 anos trabalhando no mesmo lugar, ele lembra quando a Fonte Luminosa funcionava, jorrando água da boca de cavalos marinhos e leões.

Apesar de acreditar que as grades são necessárias, a técnica em enfermagem Juliana Araújo diz achar estranho. “Não era para ficar tão preso assim, mas não adianta ajeitar e os outros virem estragar de novo”.

História da Fonte Luminosa

FORTALEZA, CE, BRASIL, 13-07-2013: Fonte Luminosa, na praça Murilo Borges, em frente ao prédio da Justiça Federal, antigo prédio do Banco do Nordeste (BNB), no Centro. Desgastada pelo tempo e pelo abandono, a fonte tem história peregrina. Conservação da Fonte Luminosa na praça Murilo Borges. (Foto: Mauri Melo/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 13-07-2013: Fonte Luminosa, na praça Murilo Borges, em frente ao prédio da Justiça Federal, antigo prédio do Banco do Nordeste (BNB), no Centro. Desgastada pelo tempo e pelo abandono, a fonte tem história peregrina. Conservação da Fonte Luminosa na praça Murilo Borges. (Foto: Mauri Melo/O POVO) (Foto: O POVO)

A Fonte Luminosa chegou em Fortaleza em 1929, quando o prefeito Álvaro Weyne a encomendou da empresa alemã Herms Stoltz. Inicialmente, o monumento foi colocado na praça da Lagoinha, na avenida Tristão Gonçalves, e tinha como objetivo “embelezar” a Capital. O nome da fonte é relacionado a um sistema de luzes do projeto inicial. Devido a iluminação pública da cidade na época ainda ser a gás, um engenheiro inglês teve de ser contratado para mudar as instalações.

Depois de ser substituída pela estátua do historiador Capistrano de Abreu, a fonte passou um ano na praça Clóvis Beviláqua, em frente à Faculdade de Direito da UFC. Em seguida, foi levada para compor o cruzamento das avenidas da Universidade e 13 de maio, como parte de uma tentativa do reitor da instituição de “enobrecer” a área. O trânsito das vias foi prejudicado e a fonte mais uma vez foi mudada de lugar.

Desmontada e guardada no galpão da antiga Superintendência Municipal de Obras e Viação (Sumov), a fonte passou 10 anos até ser restaurada, de 1970 até 1980. Em 1984, quando a praça Murilo Borges foi inaugurada, o monumento voltou a ser apreciado pela população no Centro da Cidade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar