PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Em narrativa, podcast pesquisa e investiga crimes polêmicos ocorridos no Brasil

Em sua primeira temporada, o programa explora um caso polêmico e de repercussão internacional: o assassinato da vereadora Marielle Franco

10:11 | 18/11/2019

Os podcasts inauguraram um novo conceito voltado para a praticidade. Não mais dependendo de transmissões ao vivo em rádios, os ouvintes podem disponibilizar os episódios em serviços de stream e ter acesso ao conteúdo no ônibus, no caminho para o trabalho ou enquanto fazem o almoço.

O Grupo de Comunicação O POVO produz podcasts dos mais variados temas, com diversas frequências e dias de atualizações. Um desses é o Arquivo Aberto.

Dividido em temporadas e contados no formato storytelling - narrativa, em tradução livre - o Arquivo Aberto pesquisa e investiga fatos ocorridos no Brasil relacionados a crimes. Em sua primeira temporada, o programa explora um caso polêmico e de repercussão internacional: o assassinato da vereadora Marielle Franco, analisando o crime, a investigação, os rastros deixados pelo acusado e os caminhos da busca pelo mandante do crime.

Apresentado por Dyego Viana, a primeira temporada se divide em quatro episódios e busca esclarecer aos ouvintes todos os detalhes do crime. O primeiro episódio acompanha os últimos passos da vereadora carioca Marielle Franco e do seu motorista Anderson Gomes, além de toda a cronologia que envolveu o crime.

O segundo episódio do podcast narra a ação que prendeu Ronnie Lessa e Élcio Vieira de Queiroz. Além disso, os primeiros passos da Operação Lume e as técnicas utilizadas na investigação para se chegar até a dupla são alguns dos assuntos explorados neste capítulo.

A sequência mostra como a quebra do sigilo telemático do acusado revelou os conteúdos acessados por ele através de seu smartphone. Essas informações obtidas a partir da quebra do sigilo ajudaram a embasar a denúncia do Ministério Público contra o acusado. Dias antes do crime, Lessa já monitorava os endereços visitados por Marielle; ele também pesquisou por outras pessoas ligadas a esquerda no espectro político.

No terceiro episódio, Arquivo Aberto mostra como Polícia Civil, Ministério Público e Polícia Federal seguiam cada um sua própria linha investigativa em busca de um possível mandante para os assassinatos de Marielle e Anderson. A conclusão da primeira temporada será postada na próxima semana, concluindo o Caso Marielle.

O podcast se divide em temporadas. Nesta temporada inaugural, a frequência de publicações foi mensal. Após a conclusão, que deve ocorrer na próxima semana, haverá uma pausa antes da segunda temporada.

Você pode ouvir os episódios disponíveis da primeira temporada no player abaixo:

 

Listen to "Arquivo Aberto" on Spreaker.