Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

TRE vai distribuir três mil senhas neste domingo

Decisão do TRE foi tomada após a grande procura de eleitores neste sábado, 16. Filas enormes foram formadas do lado de fora do Centro de Eventos. Distribuição das três mil senhas começará às 6 horas
13:54 | Nov. 16, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Diante da grande procura de eleitores pelo mutirão da biometria, no Centro de Eventos, neste sábado, 16, e à capacidade de atendimento, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) distribuirá três mil senhas neste domingo, 17, a partir das 6 horas. Com movimento intenso e muita espera, o Tribunal optou por limitar o atendimento. Em cinco dias de funcionamento, o mutirão recebeu 26 mil pessoas. O cadastramento biométrico vai até o dia 29 de novembro, em Fortaleza. 523 mil cidadãos ainda não fizeram o procedimento. 

Não há mais vagas de agendamento, mas quem conseguiu marcar o dia e o horário, deve comparecer conforme agendado. Para saber se já fez a biometria, os eleitores devem verificar se no título existe a expressão IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA. O TRE reforça que os eleitores que precisam fazer o título pela primeira vez ou transferir o documento devem aguardar o final do prazo da biometria, para pegar menos fila, já que a data-limite para essas operações é 6 de maio de 2020.

As filas em frente ao Centro de Eventos do Ceará, na manhã deste sábado, 16, foram gigantescas para mais um expediente do mutirão especial de recadastramento biométrico. Das oito da manhã até o meio-dia, a contagem parcial havia chegado a 2.800 atendimentos, mas o órgão registraria ainda parte dos que passaram do horário que já haviam entrado na fila antes. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Quem não cadastrar a digital, entre várias medidas restritivas, não poderá votar nas eleições de 2020. O documento será cancelado automaticamente.

O não-cadastrado também não poderá assumir vaga de concurso público, retirar ou renovar passaporte, não poderá receber benefício do Bolsa Família e nem contrair empréstimo. No caso de servidor público, perderá o direito de receber salário, caso não compareça ao atendimento.

Para recadastrar, são exigidos documento com foto e comprovante de residência atualizado.

Clique na imagem para abrir a galeria

120 guichês recebem os eleitores

Na estrutura montada dentro do Centro de Eventos, o TRE está utilizando 120 guichês. Na quinta-feira, alguns eleitores chegaram a passar de três a quatro horas na fila. Foram cerca de 5.800 pessoas atendidas. Durante a semana, o mutirão é realizado das 8 às 18 horas.

O trabalho foi iniciado na última segunda-feira, dia 11, e vai até o próximo dia 29. A meta diária de atendidos estabelecida pelo TRE é de 6 mil eleitores recadastrados, nos dias de semana, e a metade disso durante o fim de semana. 

FORTALEZA, CE, BRASIL, 16.11.2019: Lorena Belo, coordenadora de administração do cadastro eleitoral. TRE realiza mutirão para cadastramento biometrico. Centro de Eventos. (Fotos: Fabio Lima/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 16.11.2019: Lorena Belo, coordenadora de administração do cadastro eleitoral. TRE realiza mutirão para cadastramento biometrico. Centro de Eventos. (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FÁBIO LIMA/O POVO)

“A estrutura de atendimento alcança 160 mil a 170 mil pessoas, não sendo viável cadastrar todos os eleitores até prazo final”, reconhece Lorena Belo, coordenadora de eleições do TRE. A estimativa é que 75% dos eleitores façam a biometria até o fim deste mês.

Lorena Belo informa que o eleitor que tiver o título cancelado por não ter realizado a biometria ainda poderá regularizar a situação. O serviço prosseguirá nos postos de atendimento espalhados pela Cidade e na Central do TRE, localizada na avenida Almirante Barroso, 601, na Praia de Iracema, até o dia 6 de maio de 2020. Os eleitores que pretendem transferir o local de votação ou vão tirar o título pela primeira vez tem até o dia 6 de maio de 2020 para fazer as alterações.

Confira a contabilização parcial feita pelo TRE

- Capacidade máxima diária na semana - das 8 às 17h: 6 mil atendimentos

- Atendimentos desde segunda-feira, 11: 20 mil eleitores

- Atendimentos por dia

1° dia: 4.415

2° dia: 4.608

3° dia: 5.184

4° dia: 5.815 

Serviço

Mutirão da Biometria

Onde: Centro de Eventos do Ceará (avenida Washington Soares, 999 - Edson Queiroz)

Quando: Segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Aos sábados e domingos, das 8 horas até meio-dia. O mutirão no local será até 29 de novembro

Documentação: Documentos originais de identificação oficial com foto e comprovante de residência atualizado

 

 

Matéria atualizada às 19h15min

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar