Prefeitura lança projeto "Escola Areninha" e pretende ampliar ensino em tempo integral
Projeto tem o objetivo de integrar educação e práticas esportivas e deve beneficiar estudantes da Rede Municipal
Com o objetivo de promover aos estudantes da Rede Municipal o acesso a práticas esportivas, fortalecer o aprendizado de língua portuguesa e matemática, além de contribuir para seu desenvolvimento pessoal, educacional e profissional, a Prefeitura de Fortaleza lançou, na manhã desta quarta-feira, 13, o projeto Escola Areninha.
Participarão do projeto alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental, das escolas municipais localizadas no entorno das Areninhas. "Nós vamos disponibilizar em Areninhas espalhadas por toda a cidade, nas já existentes e nas que estão em construção, uma estrutura onde contempla sala de aula, espaço para refeitório, banheiro, acessibilidade", explica a secretária da Educação, Dalila Saldanha. Segundo ela, objetivo é associar ao esporte iniciativas que contemplem o desenvolvimento integral dos jovens.
As atividades ocorrerão no contraturno escolar, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 10h30min ou das 13h30min às 16h30min. Além do turno e as disciplinas na escola, os alunos terão aulas de futebol de campo, fortalecimento da aprendizagem em língua portuguesa e matemática e formação para cidadania. A ideia é ampliar o ensino em tempo integral desses estudantes. "Trabalhar de forma inovadora, onde o aluno vai ser o centro da aprendizagem. Ele vai ser protagonista. Vamos desenvolver metodologias em parceria com instituições", reforça Dalila.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineO prefeito Roberto Cláudio também esteve na solenidade, que foi realizada na Academia do Professor Darcy Ribeiro, no Centro de Fortaleza. RC comemorou a posição de Fortaleza em relação às escolas de tempo integral. "A gente tem aproximadamente 41,5% das matrículas da cidade, da rede municipal, já funcionando em tempo integral. A nossa meta é praticamente todas as matrículas em tempo integral", disse o prefeito.
RC informou que existe um conjunto de escolas de ensino integral em construção. Para ele, esse novo projeto agrega valor a políticas públicas como as areninhas, ao passo que tenta expandir o ensino de tempo integral. "Esses jovens vão passar a manhã na escola, fazer o lanche, almoçar. De lá, seguirão para uma estrutura escolar montada na Areninha. Permanecerão o dia inteiro e voltarão para casa ao final do dia", descreve.
Em cada Areninha, o projeto deve atender até 320 alunos da Rede Municipal, divididos em oito turmas. Para estes alunos com atividades no contraturno escolar, por meio do projeto, a Secretaria Municipal da Educação (SME) oferta almoço, lanche, fardamento, kit pedagógico, transporte, monitores e acompanhamento pedagógico. Os jovens poderão escolher cursar o tempo integral em um desses equipamentos.
Natan Souza, de 12 anos, é estudante da Escola Municipal Manoel Caetano de Souza, localizada no bairro Pirambu, e já frequenta a Areninha para o lazer durante os fins de semana. Agora, com a implantação do projeto no equipamento, ele espera agregar os estudos e garantir o lazer. "Eu fico contente porque agora vou poder dizer para minha mãe que, além de jogar bola, vou estudar e aprender mais no mesmo lugar, além de gostar dos professores de esporte, eu vou melhorar na escola", conta.
De acordo com a secretária da Educação, o programa deve contemplar 50 areninhas: 20 até fim de 2020 e mais 30 até fim do próximo ano, 2021. O investimento é em alunos do 6° ao 9° ano, segundo o prefeito, por entender que eles estão em uma "faixa etária mais vulnerável e suscetível". "A meta é virar o ano de 2020 para 2021 com, aproximadamente, 50% das matrículas da cidade de Fortaleza em tempo integral. Essa é uma meta ousada, mas possível", finaliza o prefeito.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente
