Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Samu realiza evento de prevenção ao AVC neste domingo no parque Adahil Barreto

A ação ocorre no parque Adahil Barreto, a partir das 8 horas, e contará com o uso de um aplicativo de celular para calcular o risco do usuário ter um AVC
17:15 | Out. 25, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoverá neste domingo, 27, uma série de atividades abertas ao público para orientar sobre a prevenção do acidente vascular cerebral (AVC). Além dos ciclos de conversas sobre os fatores de risco para um AVC, serão oferecidos os serviços de verificação de pressão arterial e de glicemia capilar, exame que indica os níveis de açúcar no sangue.

A equipe responsável pela ação também utilizará o “Riscômetro”, um aplicativo de celular que calcula os riscos do usuário ter um AVC a partir das respostas a um questionário. A doença é a segunda principal causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Apesar da gravidade da doença, ela é facilmente evitável. De acordo com o médico coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu Ceará, Rogério Giesta, “prevenindo, 90% dos casos podem ser evitados”. Ele afirma que a prevenção é a melhor forma de combate a essa doença e diz que ela “é consideravelmente simples”, já que os fatores de risco para o AVC estão associados a elementos como sedentarismo, hipertensão, obesidade, tabagismo e diabetes. Questões que podem ser suavizadas com “atitudes de qualidade de vida”, como ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A OMS estima que uma a cada quatro pessoas terá um AVC. Rogério Giesta chega a questionar a nomenclatura da doença, pois segundo ele, “acidente é algo que não podemos prever, o AVC por outro lado é facilmente evitável”. Ele destaca que existe tratamento para esse problema, mas que este só é de fato eficiente se aplicado em um intervalo de até quatro horas e meia após o início dos sintomas, esse período é chamado de “janela terapêutica”.

O acidente vascular cerebral acontece com a obstrução ou rompimento de uma artéria cerebral, provocando sérios danos, Rogério Giesta, destaca que os principais sintomas são fraquezas nos membros, geralmente localizado apenas em um lado do corpo, desvio da boca e dificuldade para falar. O médico afirma que no caso do surgimento desses sintomas o procedimento é chamar o Samu, por meio do número 192, imediatamente.

Para informar a população sobre a importância da prevenção, os fatores de risco e os procedimentos no caso de ser acometido pela doença, o Núcleo de Educação Permanente do Samu Ceará, por incentivo da Secretaria Estadual de Saúde realiza a semana de prevenção ao AVC. As ações iniciam neste domingo, com o evento no parque Adahil Barreto, e vão até o dia 3 de novembro.

Serviço:

Atividades de Prevenção ao AVC no Parque

Data: Domingo, 27 de outubro

Horário: 8 às 12 horas

Local: Parque Adahil Barreto

Rua Major Virgílio Borba, 177, Dionísio Torres, Fortaleza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar