PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Bope da Polícia Militar do Ceará tem novo comando definido

Anteriormente, o Bope era conhecido como Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate)

20:21 | 25/10/2019
Major Gerlúcio Vieira comandou o Cotam
Major Gerlúcio Vieira comandou o Cotam (Foto: Reprodução: instagram )

O Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar do Estado do Ceará, tem um novo comando definido. O major Gerlúcio Vieira assume o Bope. O oficial era o comandante do Comando Tático Motorizado (Cotam). A mudança foi divulgada no Boletim do Comando Geral, na quarta-feira, 23.

Anteriormente, o Bope era conhecido como Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). Trata-se do Batalhão da Polícia Militar do Ceará especializado em Ações Táticas e Operações Especiais, especificamente quando envolve ocorrências com explosivos, gerenciamento de crises e resgate de reféns. Na estrutura também há células de negociação, tiro de precisão e o esquadrão antibombas.

Além de ter comandado o Cotam, Gerlúcio Vieira foi subcomandante da Companhia de Controle de Distúrbios Civis (CDC), além dos núcleos do Ronda de Messejana e Serviluz. Além disso, o oficial coordenou a segurança do Sistema Socioeducativo. O oficial tem formação no III Cate (Curso de Ações Táticas Especiais) da PMCE, no Estágio de Ações de Choque, Curso de Controle de Distúrbios Civis - CDC, Patrulhamento Urbano e no Estágio de Adaptação à Área de Caatinga (EB).

Possui ainda Curso Antissequestro, Antibombas, Operações de Choque (Brigada Militar), Inteligência Penitenciária e Socioeducativa (Sejuc/SC), Curso de Instrutor de Educação física e Curso de Instrutor de Direitos Humanos (FNSP). As informações são do Instagram do Batalhão Cotam.