Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Tragédia do Edifício Andréa: "Aqueles pilares não estavam sustentando mais nada", diz especialista

Para o engenheiro Flávio Patrício, ação de pedreiros em pilares momentos antes do desabamento não foi determinante para a tragédia
19:49 | Out. 18, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um vídeo que mostra pedreiros quebrando uma das colunas do Edifício Andréa minutos antes do desabamento do prédio, na última terça-feira, 15, gerou questionamentos se aquele trabalho teria sido a causa do colapso do edifício de sete andares. Para o engenheiro Flávio Patrício, porém, essa ação específica não teria sido determinante para o desmoronamento.

Veja o vídeo

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"O que eu suponho, baseado nas informações e imagens mostradas pela imprensa, é que aquilo (o desabamento) foi ocasionado por uma sequência de ações já feitas naqueles pilares. Eles já estavam apresentando uma patologia séria e começaram a ser gastados", explicou o profissional em entrevista à rádio O POVO CBN nesta sexta-feira, 18.

"Apenas aquilo não estaria garantindo a estabilidade da estrutura. Você vê que, quando ele (um dos homens do vídeo) toca na peça, o concreto larga facilmente. Na verdade, ele já estava quase solto e sem nenhuma aderência naquele pilar. O fato de o concreto cair prova que aqueles pilares não estavam sustentando mais nada", analisou.

Contudo, Flávio afirma que, se os responsáveis pela reforma tivessem tido uma "ação mais ativa ou segura", poderiam ter feito o alerta aos moradores do local e evacuado o prédio.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar