Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Procissão pelo dia de Nossa Senhora de Aparecida reúne fiéis na paróquia do Montese

Caminhada pelas ruas do bairro seguiu a imagem da padroeira do Brasil em carro aberto. Missa campal foi celebrada pelo arcebispo Dom Aldo Pagotto

O dia da Padroeira do Brasil foi comemorado no sábado, 12, na paróquia e santuário Nossa Senhora Aparecida, no Montese, com missas ao longo do dia e procissão pelas ruas do bairro ao cair da tarde. De acordo com a organização, cerca de três mil pessoas caminharam em cortejo até um palco montado na lateral da igreja, onde foi realizada uma missa campal celebrada por Dom Aldo Pagotto, arcebispo emérito da Paraíba.

O tema reflexivo para a novena e festa da Padroeira neste ano foi “Com Maria: escolhidos e enviados em missão”, em comunhão ao Sínodo da Amazônia, que está sendo realizado no Vaticano até o final do mês, sob a regência do Papa Francisco. A reunião de líderes católicos discute a situação da Igreja na região amazônica e questões ligadas ao meio ambiente e aos povos indígenas.

CANINDE, CE, BRASIL, 12-10-2019: Procissao de nossa Senhora aparecida, Paroquia no Montese Nossa Senhora Aparecida, fieis vao a rua desmostrar sua em fé em procissao no bairro montese. (Foto: Aurelio Alves/O POVO).
CANINDE, CE, BRASIL, 12-10-2019: Procissao de nossa Senhora aparecida, Paroquia no Montese Nossa Senhora Aparecida, fieis vao a rua desmostrar sua em fé em procissao no bairro montese. (Foto: Aurelio Alves/O POVO). (Foto: AURELIO ALVES)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A figura da Nossa Senhora, com o corpo separado da cabeça, representa um chamamento à unidade, tão importante para a situação na qual vivemos no Brasil. Nesse momento de polarização política, almejamos a união de todos em prol de um bem comum e não a divisão”, destacou o pároco Carlos Tamboril. “Há 61 anos que essa caminhada é realizada na nossa paróquia, antecedendo a última missa do dia. A procissão, para os católicos, é importante porque representa a passagem do povo de Deus e a caminhada pela fé”, explica.

CANINDE, CE, BRASIL, 12-10-2019: Julieta Barbosa. Procissao de nossa Senhora aparecida, Paroquia no Montese Nossa Senhora Aparecida, fieis vao a rua desmostrar sua em fé em procissao no bairro montese. (Foto: Aurelio Alves/O POVO).
CANINDE, CE, BRASIL, 12-10-2019: Julieta Barbosa. Procissao de nossa Senhora aparecida, Paroquia no Montese Nossa Senhora Aparecida, fieis vao a rua desmostrar sua em fé em procissao no bairro montese. (Foto: Aurelio Alves/O POVO). (Foto: AURELIO ALVES)

Para a dona Julieta Barbosa, 70, figura histórica da paróquia do Montese e que há duas décadas se dedica à paróquia, especificamente à organização da procissão, o momento é de agradecimento pelas graças recebidas. “É caminhando que procuramos estreitar nossos caminhos com Deus. É para refletir e pensar na própria espiritualidade, em comunhão com os irmãos”, afirma.

A primeira capela em homenagem à santa foi erguida em 1941, quando o bairro do Montese ainda se chamava Pirocaia. Em 1958 o local recebeu oficialmente o nome de Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar