Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Aplicativo que facilita doações beneficentes é lançado nesta quinta-feira, 10

No app é possível doar móveis, alimentos, eletrônicos, equipamentos de saúde, brinquedos, roupas e calçados
12:23 | Out. 09, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Fortalezenses que têm móveis, roupas, brinquedos e até alimentos que desejem doar a instituições que auxiliam crianças e adolescentes na Capital terão um ajuda para sua boa ação. A partir desta quinta-feira, 10, um aplicativo conectará doadores a entidades. O app “Uma ajuda boa” é uma iniciativa da Associação Anjo Rafael.

O projeto surgiu a partir de desejos do menino Rafael Holanda Dantas, que morreu após um acidente em 2017. “Com seus 9 anos de idade, ele lutou como gente grande e nos mostrou como a pureza do coração de uma criança é capaz de operar milagres. Enquanto nós imaginávamos que o milagre seria sua recuperação, ele nos ensinou que o verdadeiro milagre que estava acontecendo era a união de milhares de pessoas, amigos, médicos e desconhecidos”, contam seus pais no site da Associação. Dias antes do acidente, Rafael havia escrito duas redações, como atividade escolar. Em uma delas, o menino expressou um sonho que desejava realizar: trazer paz para o mundo por meio do amor ao próximo, do perdão e do respeito.

Esse sonho começou a ser sonhado e realizado por seus pais e por voluntários. “Nós passamos a visitar instituições que abrigam crianças carentes e nessas visitas percebíamos suas necessidades”, relata o pai do menino, Fernando Dantas. Desde então, ele e sua esposa arrecadam doações por meio de listas em aplicativos de mensagem pessoais. “Mandamos fazer uma carretinha para engatar no carro e passamos a buscar e levar as contribuições.”

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O aplicativo

Com o tempo, os pedidos de ajuda passaram a ser maiores do que aquilo que era possível realizar dessa “forma braçal”. A solução veio com a ideia do aplicativo, desenvolvido voluntariamente pela Itegra Desenvolvimento. Gratuito e disponível para IOS e Android, o “Uma ajuda boa” leva o nome da segunda redação encontrada pela família de Rafael. “Nela, ele relatava o amor que sentiu ao entregar brinquedo e roupas dele que nós levamos para doar em uma creche”, conta Fernando.

Já pronto para download, o app tem seis instituições cadastradas até o momento, entre elas a Casa do Menor São Miguel Arcanjo, creches e um grupo espírita. Para se cadastrar como doador, cidadãos e empresas devem preencher um formulário com dados pessoais, contato e endereço, além de criar uma senha de acesso. Entidades interessadas em receber doação precisam enviar e-mail para a Associação e passarão por visitas antes de ter o cadastro aceito.

No app é possível doar móveis, alimentos, eletrônicos, equipamentos de saúde, brinquedos, roupas e calçados. Para formalizar a doação é necessário selecionar a categoria, descrever o produto e inserir uma foto do objeto. Já no perfil como instituição, serão exibidas as doações disponíveis. Aquela interessada fica responsável por contatar o doador e combinar a retirada dos produtos. A expectativa é ampliar o sonho de Rafael. “O objetivo é ter muito mais pessoas doando de forma simples, rápida e eficiente”, afirma Fernando.

SERVIÇO

Aplicativo "Uma boa ajuda"

Disponível para Android e IOS

Lançamento: 10 de outubro (quinta-feira)

Associação Anjo Rafael

Contato: (85) 98104.2778

Redes sociais: @associacaoanjorafael

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar