Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Brisa terrestre é responsável por chuva nesse começo de semana em Fortaleza

A brisa terrestre é um fenômeno de menor intensidade em que o vento sopra do continente para o mar entre o período da noite e início da manhã
10:50 | Out. 07, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A segunda semana do mês de outubro começa com chuva em Fortaleza, Região Metropolitana e litoral cearense. Na cidade de Beberibe, as precipitações chegaram a quatro milímetros, entre as 7 horas do domingo, 6, e as 7 horas desta segunda, 7. Na Capital, o clima ameno e a chuva leve atingem, principalmente, a parte litorânea. "É principalmente efeito de um fenômeno chamado brisa terrestre. Acontece durante a noite e madrugada. O ar aquecido sopra da terra para o mar",", explica Raul Fritz, supervisor da unidade de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Esse fenômeno é de escala diária. Ou seja, todos os dias ventos partem do continente rumo ao mar, fazendo com que este fique mais resfriado e precipitações de leve porte aconteçam. O contrário também pode ocorrer, a chamada brisa marítima, quando o vento sopra do mar para a terra. As chuvas desse período, como as que atingiram a capital na manhã desta segunda, 7, geralmente são leves. "Quando o vento sopra da terra para o mar ele forma uma linha de nuvem. Quando as nuvens crescem, elas formam uma linha de chuva de pouca intensidade, entre 1 e 4 mm", complementa Fritz.

A previsão é de que, até o começo desta tarde, continue chovendo em regiões como o litoral de Fortaleza, Pecém e a Serra de Baturité. "Mais tarde pode dissipar. Para amanhã (8/10) e depois de amanhã (9/10), não tem previsão de chuva. Previsão é de nebulosidade variável", alerta o meteorologista. À tarde, uma nova análise das condições de tempo será realizada. A brisa terrestre é um sistema de atuação local.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Seis maiores chuvas por posto no dia:

Beberibe (Posto: Beberibe) : 4.0 mm

Itapiúna (Posto: Itapiuna) : 3.2 mm

Maranguape (Posto: Olho Dagua) : 2.2 mm

Horizonte (Posto: Horizonte) : 1.8 mm

Itaitinga (Posto: Seman) : 1.2 mm

Redenção (Posto: Acude Acarape Do Meio) : 1.0 mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar