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Etufor realiza vistorias em veículos de aplicativo com placas de final 6 e 7

Em outubro serão atendidos veículos com placas de finais 6 e 7. Agendamento deve ser realizado nos postos de atendimento da Etufor

Desde junho, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) realiza a vistoria anual de veículos que atuam em aplicativos de transporte. A cada mês são priorizados carros com finais de placa diferentes, sendo atendidos, em outubro, os de finais 6 e 7.

Para realizar o agendamento, o motorista deve comparecer a um dos postos de atendimento da Etufor com carteira de habilitação e documento do veículo. Na ocasião será emitido um Documento de Arrecadação do Município (DAM) de R$101,78, que deve ser pago em 48 horas. Motoristas cujo prazo para regularização tenha passado também podem agendar vistoria, mas serão priorizados aqueles cujos carros estejam dentro do calendário da Etufor.

O procedimento visa garantir que os motoristas estejam atendendo às determinações da lei municipal nº 10.751/2018 e do decreto 14.415/2019, da Prefeitura. São conferidos equipamentos de segurança, carroceria, sistemas elétrico e de combustível, freios, pneus e estepe, além da documentação do veículo e do motorista. É necessário também ter afixado, no vidro traseiro, adesivo de identificação dos aplicativos utilizados para transporte.

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Caso todos os itens verificados estejam regulares, é emitido laudo e impresso um adesivo com os dados do carro, que deve ser colado no para-brisa. Se houver algo em desacordo com as normas da Prefeitura, o motorista deve realizar as adequações e solicitar nova vistoria. Veículos flagrados sem o adesivo após o prazo estipulado pela Etufor estão sujeitos a apreensão e multa de R$ 1.500, que dobra de valor em caso de reincidência.

Francisco José Vasconcelos, supervisor de fiscalização da Etufor, diz que a estimativa inicial do órgão era vistoriar cerca de 50 mil veículos. A quantidade foi baseada em informações repassadas pelas próprias plataformas à Prefeitura, mas até o momento o número de motoristas que compareceram é muito inferior, com cerca de 9 mil laudos emitidos. Informa também que a vistoria é válida até 31 de dezembro deste ano, prazo que pode ser estendido de acordo com o calendário de fiscalizações de 2020, ainda não definido.

Segundo Vasconcelos, condutores que utilizam aplicativos como único trabalho são os que mais buscam a regularização. Aqueles com outras fontes de renda vêm deixando de utilizar as plataformas por conta dos custos de documentação e reparos necessários para aprovação na vistoria. Romário Nobre, que dirige para uma das plataformas, afirma que “motoristas de aplicativos rodam muito, então a chance de serem pegos em uma blitz é maior. Por isso, buscam se regularizar não só em relação às exigências da Prefeitura”.

Calendário de vistorias

Finais 6 e 7: outubro de 2019;

Finais 8 e 9: novembro de 2019.

Motoristas cujos carros tenham placas de finais 0 a 5 ainda podem solicitar agendamento, mas não terão prioridade.

Locais e horários para agendar a vistoria

Sede da Etufor: Av. dos Expedicionários, nº 5677 – Vila União (segunda a sexta, das 8h às 16h30);

Central de Atendimento da Etufor no Shopping Riomar Kennedy: Av Sargento Hermínio Sampaio, nº 3100 - Piso L2 - Presidente Kennedy (segunda a sexta, das 8h às 17h);

Central de Atendimento da Etufor no Shopping Aldeota: Av Dom Luís , nº 500 - Aldeota - Piso L0 (segunda a sexta, das 8h às 17h);

Central de Serviços da Etufor no Vapt Vupt Messejana: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408 - Messejana (segunda a sexta, das 8h às 16h30);

Central de Serviços da Etufor no Vapt Vupt Antônio Bezerra: Rua Demetrio Menezes, 3750 - Antônio Bezerra (segunda a sexta, das 8h às 16h30).

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