Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Motoristas passam a vender cartões eletrônicos em ônibus de autoatendimento a partir desta terça

O POVO Online verificou pela manhã que havia linhas de autoatendimento que ainda não ofereciam o serviço de venda. De acordo com o Sindiônibus, "100%" desses veículos devem atender a demanda durante a semana

Os usuários de transporte coletivo de Fortaleza que não estiverem com seu cartão eletrônico, ou com ele carregado, ganharam uma novidade. A partir desta terça-feira, 1º de outubro, motoristas passam a vender cartões eletrônicos nos ônibus de autoatendimento na Capital. O bilhete emergencial custará R$ 5, valor de crédito incluso.

A medida deve ser “uma solução transitória”, de acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira. “O cartão emergencial deve atender aquelas pessoas que ainda não estão com o cartão mas adentram no ônibus e precisam de uma solução”, explicou em entrevista à Rádio O POVO CBN.

Segundo o dirigente, “o autoatendimento vem avançando porque a sua adesão é muito forte”. O modelo, que funciona sem o cobrador, passou a ser implantado em Fortaleza em outubro de 2018. Atualmente, 689 coletivos ainda recebem o pagamento da passagem em dinheiro. O número corresponde a 39,7% de toda a frota da Cidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com dados do Sindiônibus, nos últimos três meses, 130 mil bilhetes únicos foram emitidos. 90% dos passageiros estariam utilizando o sistema de crédito eletrônico.

“Já temos linhas com 99% assim. Com essa tendência, precisamos dar uma solução para as pessoas que têm o cartão mas não carregaram ou mesmo ainda não têm cartão. Então vai ter o cartão com o motorista”, relatou Dimas.

Segundo o presidente do Sindiônibus, o passageiro não deverá pagar pelo cartão, que seria “de graça”, mas somente pelo crédito de R$ 5 que nele vem. “A pessoa também poderá carregar esse cartão normalmente. É uma solução que a gente acha que vai ajudar bastante”, afirmou.

Pela manhã desta terça-feira, O POVO Online verificou que alguns ônibus de autoatendimento ainda não estavam oferecendo o serviço de venda de cartão. Questionado sobre isso, o Sindiônibus informou que “está em processo de distribuição dos cartões”. “No decorrer desta semana, ficará 100% em todos os ônibus de autoatendimento”, comunicou à reportagem.

Com informações de repórter Germana Pinheiro, da Rádio O POVO CBN

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar