Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Homenagem a São Miguel, São Gabriel e São Rafael é realizada no Paulo Sarasate

A festividade em homenagem a São Miguel, Rafael e Gabriel está em sua 13ª edição e é marcada pela celebração de missa, orações, shows e momentos cívicos
19:26 | Set. 29, 2019
Autor Irna Cavalcante
Foto do autor
Irna Cavalcante Repórter no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Cerca de 12 mil pessoas participaram neste domingo, dia 29, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, da 13ª edição da festa dos Arcanjos, de acordo com a organização do evento. A festividade organizada pela Comunidade Católica Shalom em homenagem a São Miguel, Gabriel e Rafael teve como tema este ano a importância da família.

“A família é a célula-mãe da sociedade. Se você não tem uma família estruturada, você não tem uma sociedade assim. Quando uma pessoa cresce dentro de uma família estruturada a pessoa desenvolve melhor todas as suas capacidades”, afirmou o padre Antonio Furtado.

A programação começou por volta das 15 horas com a celebração da oração do Terço da Divina Misericórdia, já com o ginásio praticamente todo ocupado. Em seguida foi realizada a Adoração ao Santíssimo Sacramento, show da banda Missionário Shalom (MSH), além da coroação de Nossa Senhora Rainha dos Anjos e  do hasteamento das bandeiras do Brasil, Vaticano, do Estado do Ceará e do município de Fortaleza. A festa foi finalizada, às 19 horas, com a Missa dos Arcanjos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Este ano, uma das novidades foi a apresentação de um coral com mais de 300 vozes formadas por casais que acompanharam o “Cerco de Jericó”, evento preparatório à festa.

Clique na imagem para abrir a galeria

De terço na mãos, Maria Zuli, 58 anos, da plateia, entoava todos os cânticos. E em diversos momentos se emocionou ao agradecer pela saúde da filha. “Minha filha estava com anemia profunda e, pela intercessão divina, se curou. Vir aqui para mim é momento de agradecer e voltar para casa com o coração cheio de paz”.

Foi também em razão dos filhos que a vendedora Socorro Souza, 35, que mora em Guaíuba, viajou pouco mais de uma hora, com outras 67 pessoas da caravana, para participar da celebração. Uma tradição que completa cinco anos.

“Eu sou devota dos arcanjos porque a gente se apega a eles e não solta mais. Eu não podia engravidar por causa de um mioma e eles me concederam esta graça de engravidar de gêmeos. Tanto que meus dois filhos se chamam Gabriel e Gabriele”.

A Festa dos Arcanjos é uma celebração católica que ocorre em diversas partes do mundo em homenagem a São Miguel, Gabriel e Rafael. Pela tradição bíblica, o primeiro é o arcanjo que aparece no livro do Apocalipse como o arcanjo das batalhas. Já Gabriel é o anjo que anuncia a chegada do filho de Deus à Virgem Maria. Enquanto Rafael é conhecido como o anjo da cura.

O coordenador da festividade em Fortaleza, Pedro Romcy, explica que esta é uma tradição que já entrou para o calendário oficial do Ceará e de Fortaleza. Durante o evento, também é feita uma campanha de arrecadação de alimentos. "No ano passado, arrecadamos 940 kg de alimentos. Este ano, esperamos ultrapassar a marca de 1 tonelada. Estes alimentos irão para os 12 projetos sociais que a comunidade Shalom mantém no Estado".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar