PUBLICIDADE
Fortaleza
Noticia

Avenida Coronel Matos Dourado ganha nova faixa exclusiva para ônibus

A faixa interliga os bairros Antônio Bezerra e Pici e começa a funcionar a partir desta terça-feira, 24

11:36 | 23/09/2019
Fortaleza tem hoje 112 km de faixas exclusivas para ônibus
Fortaleza tem hoje 112 km de faixas exclusivas para ônibus(Foto: MAURI MELO)

A Prefeitura de Fortaleza implantará, a partir desta terça-feira, 24, uma faixa exclusiva para ônibus na avenida Coronel Matos Dourado, interligando os bairros Antônio Bezerra e Pici. Com 2,8 quilômetros de extensão, a faixa começa no viaduto da avenida Mister Hull, no bairro Antônio Bezerra. Diariamente, 20 linhas de ônibus trafegam pela via, com 100 ônibus/hora. A faixa deverá beneficiar, segundo a Prefeitura, aproximadamente, 42 mil passageiros.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) está renovando toda a sinalização horizontal e vertical da avenida. A faixa funcionará de segunda a sexta-feira, de 5 às 21 horas, e aos sábados, de 5 às 16 horas. Neste primeiro momento, será dado um período de adaptação para os motoristas se adequarem às regras de circulação, informa a prefeitura. 

Em Fortaleza, as faixas exclusivas para os coletivos passaram de 3,3km, em 2013, para 112 km, em 2019, um crescimento de 32 vezes em relação à extensão original. Atualmente, o transporte público da Capital registra uma média de 1,1 milhão de passageiros por dia. A expectativa é de que haja um aumento inicial de 40% na velocidade dos coletivos, tornando as viagens mais rápidas.