Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Como proceder em casos de acidentes

Garantir a segurança de quem avisa sobre uma ocorrência ao Samu ou ao Corpo de Bombeiros é fundamental para o atendimento das ocorrências
21:29 | Set. 17, 2019
Autor Angélica Feitosa
Foto do autor
Angélica Feitosa Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O médico cirurgião de traumas emergenciais, Daniel Lima, avisa que alguns procedimentos devem ser seguidos para que se garanta a segurança de quem liga para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). É importante, segundo ele, que em casos de ocorrências em vias públicas, a primeira preocupação seja com a área de segurança da via, como a colocação de sinalização para que não haja outras vítimas. “Para o carro no acostamento e sinalizar o veículo pode ser um ponto importante”, informa.

>> Atendimentos de ambulância crescem 27,6% de 2018 para 2019 em Fortaleza

O segundo passo é ligar para o 192, do Samu. Para que isso seja feito, informa ele, quem ajuda deve estar no local. “O Samu trabalha com regulação médica. Existe uma equipe de plantão 24 horas para classificar a gravidade do acidente. Pode acontecer um acidente de moto com apenas escoriações leves ou um infarto, que é um serviço que requer mais urgência”, orienta o médico.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O terceiro cuidado é de verificar, antes de se aproximar do veículo, se há risco de explosão. Esses sintomas podem vir de fumaça, vazamento de combustível e do padrão de deformidade da colisão. “ Se você vir que o carro está muito destruído, com gasolina derramando e fumaça saindo, ali não é um local seguro. Você pode se tornar uma vítima”, diz. O mais seguro é ligar para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Caso haja um sangramento forte na vítima, a recomendação do médico é de tentar parar esse sangramento com uma toalha ou uma camiseta. Ao ligar para o Samu, o médico vai perguntar se o paciente está acordado. “Quanto mais a vítima se acalmar e souber do socorro, melhor será o atendimento”, aponta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar