Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Médicos têm maior autonomia para fazer trabalho voluntário em novo programa da Prefeitura

Os profissionais que entrarem no programa ganharão um kit para identificação e serão reconhecidos por instituições municipais da cidade, como o Samu e a AMC
14:09 | Set. 16, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Programa do Médico Emergencista Voluntário foi lançado na manhã desta segunda-feira, 16, no Paço Municipal de Fortaleza. Em parceria com a Prefeitura, a iniciativa busca sistematizar o trabalho que os médicos fazem voluntariamente no seu dia a dia. Os profissionais receberão elementos para identificação e serão reconhecidos por instituições municipais que prestam atendimento em acidentes de trânsito ou emergências em geral, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Para o médico Fred Arnaud, presidente da Associação Brasileira de Medicina Emergencista (Abramede), o ponto fundamental para do programa é o reconhecimento do nível de gravidade do caso. “A partir de uma avaliação inicial, é possível acionar as instituições municipais de forma mais rápida ou não acionar, caso o acidente envolva apenas danos materiais”, pontua.

O especialista explica que os requisitos para o médico participar do programa é que ele seja formado em medicina emergencista ou tenha experiência na área, como uma atuação no Samu, por exemplo. Caso tenha vontade de fazer esse trabalho voluntário, o profissional deve se cadastrar através da plataforma Fortaleza Solidária e ter inscrição submetida a uma análise da Abramede. Não há um limite de vagas a serem preenchidas, desde que os requisitos sejam cumpridos. Atualmente, 18 médicos estão cadastrados no programa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda que esteja disposta a prestar um auxílio quando vê alguma emergência, Carolina Taketomi, médica residente em medicina emergencista e voluntária do programa, relata que já hesitou em prestar atendimento pelo receio de o paciente demonstrar resistência. “As experiências em que queremos ajudar são sempre complicadas, você chega sem identificação, a população não sabe que você é médico. A gente quer ajudar, mas sem se expor a nenhum risco”, ressalta.

Clique na imagem para abrir a galeria

O prefeito Roberto Cláudio destacou ainda que esse programa surge como uma forma complementar de fortalecer e integrar a rede pública. Ele prevê a redução de alguns índices fundamentais para a eficiência do atendimento, como o tempo de resposta. “Isso não está acontecendo em substituição ao papel da rede pública. É um sistema complementar que já existia de alguma maneira, mas acontecerá de forma mais sistematizada”, argumenta.

Serviço

O que: Programa Médico Emergencista Voluntário

Quando: Já disponível

Inscrições: https://fortalezasolidaria.org.br/ 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar