Usuários de ônibus de Fortaleza reclamam de defeito no ar-condicionado dos coletivos
Pelo menos 14 linhas diferentes são apontadas pelos usuários por apresentarem problema de molhar passageiros durante a viagem. Confira a lista
O transporte público de Fortaleza vem se transformando muito ao longo dos últimos anos, como a troca de cores ou a inversão da posição das catracas. Uma novidade muito bem aceita entre os usuários é o ar-condicionado, que veio para tentar aliviar o calor da Capital. O que era para ser confortável, no entanto, tem incomodado usuários, pois veículos com defeito passaram a molhar passageiros durante a viagem.
Pelo menos 14 linhas apresentam o problema, de acordo com relatos recebidos pelo O POVO Online. Consultor de vendas, Alessandro Lira conta que cotidianamente, entre os anos de 2017 e 2018, pegava um ônibus da linha Antônio Bezerra / Messejana “com a goteira”. “São ônibus confortáveis, espaçosos e às vezes os aparelhos de ar-condicionado até funcionam bem. Mas não tem como dar nota 10 por causa disso”, critica.
Enfrentando a lotação todos os dias, ele diz que muitas pessoas, mesmo cansadas, preferiam ficar em pé a sentar embaixo do gotejamento. “Eu mesmo já tive de optar muitas vezes de ir em pé, cansado, ou de ir sentado e todo molhado”, relembra.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineDa mesma linha de Lira, O POVO Online registrou na manhã do último dia 10 de agosto o momento em que a bolsa de uma passageira havia sido molhada – assim como assentos à sua frente. Preferindo não se identificar, a mulher atingida reclamou daquilo que classificou como “falta de respeito” das empresas e do Poder Público com os passageiros. “Quando a gente não sofre no calor, sofre com isso”, enfatiza.
Em consulta entre usuários do serviço na Capital, diversos outros relatos apareceram na tarde desta terça-feira, 10. Para alguns, a falta de manutenção dos veículos seria o principal responsável pelo mal-estar a bordo.
A jornalista Gabrielle Haner afirma que o vazamento de água acontece nas três linhas que pega: Parangaba / Jardim América / Itaóca; Parangaba / Papicu; e Parangaba / Náutico. “Geralmente os ônibus são muito lotados e quando você vê uma cadeira vaga, luta para chegar até lá e tentar descansar um pouco. Mas quando chega perto, logo percebe o porquê de ninguém estar sentado, já que o acento está todo molhado”, lamenta.
Gabrielle informa que já chegou a reclamar com um cobrador sobre a situação, “mas ele não falou nada”. “Se as empresas não resolvem problemas mais graves, como a lotação e o atraso, imagine isso”, considera. Questionada se já chegou a fazer registros dos veículos, comenta: “Nunca fiz porque jamais pensei que isso poderia virar matéria.”
Diante do problema, algumas pessoas teriam passado a desenvolver estratégias para não se molharem tanto. “Cheguei a ver pessoas já preparadas com toalhinhas no ombro ou na cabeça para não se molharem. Certa vez vi uma moça tirar uma sacolinha de mercantil da bolsa e botar em cima dos livros para não molharem”, relata a recepcionista e estudante de Enfermagem Glayse Rodrigues.
Na última sexta-feira, 6, O POVO Online solicitou posicionamento da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) sobre a situação, mas até o momento não houve resposta. No fim desta tarde, a reportagem também questionou o Sindionibus sobre a fiscalização dos serviços na Cidade e aguarda resposta.
Lista de ônibus que molham passageiros, segundo relatos
Antônio Bezerra / Messejana
Frei Cirilo / Messejana
Parangaba / Papicu
Campus do Pici / Unifor
Bezerra de Menezes / Washington Soares
Jardim América / Itaóca
Parangaba / Náutico
Antônio Bezerra / Lagoa / Unifor
Siqueira / Mucuripe / Barão de Studart
Dias Macedo / Parangaba
Dias Macedo / Centro
Conjunto Ceará / Aldeota
Cuca Barra / Parangaba
Siqueira / Papicu / Washington Soares
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente