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Fortaleza
NOTÍCIA

Chega a Fortaleza o bootcamp, treino inspirado em exercícios militares; O POVO testa e conta como é

Modalidade é inspirada em treinamentos militares unindo cinco diferentes atividades físicas durante 45 minutos

21:01 | 04/09/2019
Wanderson Trindade, estagiário do O POVO Online, entra na história e participa de um treinamento com inspirado em treinamentos militares chamado "Bootcamp"
Wanderson Trindade, estagiário do O POVO Online, entra na história e participa de um treinamento com inspirado em treinamentos militares chamado "Bootcamp"(Foto: Tatiana Fortes/Tatiana Fortes)

A Greenlife Academias inaugurou nesta quarta-feira, 4, o bootcamp, modalidade fitness inspirada em treinamentos militares que une diferentes atividades físicas. A proposta é exercitar todos os membros do corpo.

Bootcamp tem como significado "campo de treinamento", sendo uma releitura de treinamentos militares. Sua principal característica é aperfeiçoar o condicionamento físico, contando com intensa sequência de atividades, como corrida, remada, exercícios utilizando o peso do próprio corpo e o levantamento de pesos.

O POVO Online foi convidado para participar da aula de apresentação realizada nesta manhã. O estagiário do portal Wanderson Trindade foi escolhido para, durante 45 minutos, exercitar-se juntamente com cerca de 20 outros convidados. Confira seu relato:

“Há semanas sem praticar exercícios regularmente, aceitei a proposta da pauta, de participar da aula inaugural do bootcamp. Ao lado de diversos ‘ratos de academia’, fiquei intimidado com a possibilidade real de não cumprir os exercícios propostos, todos de alta intensidade e em formato de circuito.

Divididos em grupos de até sete pessoas, as atividades são intercaladas, vez ou outra utilizando o peso do próprio corpo – o que é conhecido como calistenia. O ‘combo de exercícios’ está dividido em cinco estações: corrida, remo, peso livre, LPO e calistenia. Cada um é realizado durante dois minutos, com intervalo de um minuto para troca de exercício.

Antes de iniciar o treinamento, alongamento e aquecimento é feito em conjunto
Antes de iniciar o treinamento, alongamento e aquecimento é feito em conjunto (Foto: Tatiana Fortes / O POVO)

Sempre acompanhados por instrutor, os participantes também recebem equipamento, preso ao braço, para medir a frequência cardíaca, exibida em monitor. Nele é possível acompanhar o ritmo de cada aluno. Caso ele esteja abaixo ou acima do esperado, instrutor o alerta para aumentar ou diminuir a intensidade.

Antes de começar a sessão, Tom Pontes dá as instruções sobre os exercícios a serem realizados. Ele é o responsável por desenvolver o circuito e por trazer o bootcamp para Fortaleza. Em seguida, é feito alongamento e aquecimento em conjunto.

Hora de começar!

A primeira estação em que fiquei foi a calistenia, que promete o domínio corporal ao desenvolver exercícios que impulsiona coordenação motora, agilidade, velocidade e equilíbrio. Aqui são realizados três movimentos: burpee, skipping alto e abdominal remador. Completado o ciclo, há intervalo de 15 segundos e nova sequência é iniciada.

Segunda estação foi o remo, realizado em máquina que exige o trabalho simultâneo de flexão e extensão dos braços e das pernas. O objetivo é completar a distância de 200 metros utilizando força. Quando alcançados, outros 50 metros devem ser buscados de maneira mais leve. A repetição acontece até completar os dois minutos.

Participantes são acompanhados por instrutor em cada estação
Participantes são acompanhados por instrutor em cada estação (Foto: Tatiana Fortes)

A terceira estação é dividida em três etapas, utilizando halteres (db) e kettlebell (kb). Este é o fitbench, no qual o participante realiza dez ‘Db Thrusters’, dez Kb SDHP e dez Kb Swing. Ao completar a tríade, vem o esperado descanso de 15 segundos. Depois já sabe, né? Faz tudo outra vez.

Na quarta estação vem o exercício que aprendemos ainda quando crianças: a corrida. Na vida adulta do bootcamp, porém, aqui devem ser percorridos cem metros na esteira. Trilhada a distância, é feito pequeno intervalo de 15 segundos. Tempo que num piscar de olhos desaparece.

Para encerrar o circuito, na quinta estação vem o levantamento de peso olímpico (LPO) repartido em três sessões: Front Squat, Push Press e Thruster. Os dois primeiros são repetidos dez vezes, enquanto o último apenas cinco. Finalizada a sequência, novo intervalo de 15 segundos deve ser utilizado para descanso.

Parabéns, você chegou ao fim do ciclo... Não, espera! Lembra que são 45 minutos? Se você fizer as contas direitinho, vai perceber que tudo descrito acima durou apenas 14 minutos! É isso mesmo, você passará por todas as estações por mais pelo menos duas vezes – isso não quer dizer que eu tenha conseguido.

Para obter ‘resultados rápidos’ ao trabalhar exercícios funcionais, de musculação e cardiovasculares, você também precisará de algo a mais: o incentivo, que é garantido pelos instrutores. Sempre respeitando os limites individuais, os profissionais acompanham os alunos durante todo o processo, estimulando-os a superar os desafios apresentados pelo bootcamp.

A academia promete que, 'com o passar do tempo, o praticante observará evolução natural da sua capacidade de superar os obstáculos do circuito, ao passo que ganhará mais confiança em si mesmo e na própria capacidade de vencer batalhas em outras áreas da vida'. Ex-lutador e praticante de esportes que sou, tendo a acreditar na promessa.

Depois dos 45 minutos de bootcamp, o rendimento de cada participante é exibido em telão, que aponta desde o aluno que mais perdeu calorias ao que manteve o ritmo elevado por mais tempo.

 Rendimento de cada participante é exibido em telão, assim que o circuito é finalizado
Rendimento de cada participante é exibido em telão, assim que o circuito é finalizado (Foto: Tatiana Fortes)

Lembra do começo, quando escrevi que há algum tempo não pratico atividades físicas? Pois bem, nos momentos imediatamente posteriores ao término da aula, meus braços e pernas passaram a se tremer e continuaram assim durante o período em que redigi este texto. Para evitar minimamente resultados como esses, prometo encerrar esse hiato e voltar à vida saudável e fitness.”

Para participar

De acordo com a Greenlife, para participar do bootcamp, interessados devem estar sob acompanhamento médico em dias e respeitar as condições do próprio corpo. O principal foco do circuito, no entanto, é para quem deseja emagrecer e ganhar preparo físico. Outra novidade é que o bootcamp funciona por meio da compra de créditos. O aluno compra determinadas cotas de créditos e paga por aula, isto é, escolhe o dia e o horário em que poderá fazer a aula. As vendas acontecem por aula individual, a partir de R$ 50, ou por pacotes, que podem chegar aos R$ 700.

As aulas acontecem na Greenlife da avenida Padre Antônio Tomás, na Aldeota. Para realizar inscrição, basta clicar aqui.