Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Festival do Meio do Outono, tradicional festividade chinesa, será celebrado na UFC

O evento permitirá que os visitantes conheçam mais da cultura do País, além de degustar o típico bolinho de chuva chinês
12:11 | Set. 02, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma das maiores e mais tradicionais cerimônias familiares chinesas, o Festival do Meio do Outono, será comemorada na próxima quinta-feira, 5, no Instituto Confúcio da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus do Pici. A celebração, que festeja a colheita de verão, acontece quando a lua está cheia e em seu maior esplendor. O festival ocorre no 15º dia do 8º mês do calendário lunar, modelo adotado no País. Neste ano, a data cai no dia 13 deste mês, oficialmente.

Quem resolver ir à festa nesta semana terá a oportunidade de provar o típico bolinho de chuva chinês e assistir a apresentações culturais. Na China, faz parte da tradição comer a iguaria, além de oferecer presentes para a Lua e contemplá-la nesse período como forma de agradecimento. Essa também será uma oportunidade para conhecer mais sobre a tradição chinesa com as professoras do instituto.

Monica Amorim, diretora do Instituto Confúcio, explica que a celebração é uma forma de comunicar sobre a cultura chinesa. “Nosso principal objetivo é funcionar como uma ponte, criando parcerias com diferentes instâncias do governo, como municipais e estaduais”, ressalta. A diretora ainda comenta que agora o foco do instituto é aproximar os grupos de pesquisa acadêmica de ambos países para criar possibilidades de cooperação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Há ainda a possibilidade de bolsas para intercâmbio na China. Um aluno da UFC passará, neste semestre, seis meses estudando no País com todas suas despesas pagas pela Universidade de Nankai. De acordo com Mônica, uma nova oportunidade como essa deve acontecer no início do próximo ano. Ela também lembra que o instituto oferta cursos de mandarim e outros conhecimentos da cultura chinesa ao longo do ano.

Sobre o instituto

Inaugurado em 2017 na UFC, o Instituto Confúcio, órgão vinculado ao Ministério da Educação da China, dedica-se à internacionalização da língua e da cultura chinesas, bem como a acordos de cooperação científica e tecnológica com universidades estrangeiras. A UFC é a décima do País e segunda universidade federal do Norte-Nordeste a abrigar um Instituto Confúcio, em parceria com a Universidade de Nankai.

Serviço

O que: Festival do Meio Outono

Quando: quinta-feira, 5, às 15h30min

Onde: Instituto Confúcio da UFC (Entrada pela Seara da Ciência: Rua Dr. Abdênago Rocha Lima, s/n – Campus do Pici)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar