Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Cândido Albuquerque é empossado como reitor da UFC

A cerimônia de posse aconteceu na noite desta quinta-feira, 22. Cândido foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro, na segunda, 21, quando o presidente escolheu o menos votado da lista tríplice
20:03 | Ago. 22, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O professor Cândido Albuquerque foi oficialmente empossado como reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) nesta quinta-feira, 22, em Brasília, sucedendo Henry Campos, cujo mandato expirou na última segunda-feira, 19.

Cândido foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro, na segunda, 19. Em sua primeira entrevista no cargo, à rádio O POVO CBN, na terça, 20, o novo reitor disse que não é possível se posicionar sobre o programa federal Future-se por considerar que o projeto ainda está em fase de construção.

"Nós não podemos, agora, ficar contra ou a favor. Nós temos que trabalhar para construir esse projeto e só com ele formatado é que poderemos ter posição com relação a ele", disse Cândido.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para o novo gestor, o atual momento é difícil por causa dos cortes anunciados pelo Governo Federal. Ele diz acreditar que "o País só vai sair da crise através da universidade" e que, por isso, a instituição não pode ficar afastada da sociedade.

"A defesa da universidade é um ponto que nós não poderemos negociar. Ela é um patrimônio da sociedade, precisa estar mais próxima da sociedade. Vivemos um momento difícil. Cortes estão havendo em todas as áreas e o país só vai sair da crise através da universidade, do saber", reflete.

Cândido também defende investimento na inovação e no empreendedorismo, para que alunos saiam dos cursos aptos para o mercado de trabalho.

No dia 14 de agosto, o então reitor da universidade, Henry Campos, e gestores de outras instituições federais de ensino do Ceará rejeitaram o programa Future-se por meio de nota.

Protesto contra o novo reitor

Alunos, professores e servidores da UFC realizaram protesto na noite dessa terça-feira, 20, contra a nomeação do novo reitor da instituição, Cândido Albuquerque. O ato aconteceu entre as avenidas da Universidade e 13 de Maio, no Benfica.

Listen to "#49 - Perspectivas para a UFC com o novo reitor Cândido Albuquerque" on Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar