PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Processo de beatificação de Dom Lustosa continua 45 anos após sua morte

Nesta quarta-feira, 14, completam-se 45 anos de sua morte, data em que será celebrada uma missa em homenagem póstuma ao Arcebispo Emérito de Fortaleza

17:32 | 13/08/2019
A missa em homenagem aos 45 anos do falecimento de Dom Lustosa acontece na quarta-feira, 14, às 12h, na Catedral Metropolitana de Fortaleza
A missa em homenagem aos 45 anos do falecimento de Dom Lustosa acontece na quarta-feira, 14, às 12h, na Catedral Metropolitana de Fortaleza(Foto: Julio Caesar/O POVO)

A Arquidiocese de Fortaleza, através de uma comissão específica, busca a beatificação e canonização de Dom Antônio de Almeida Lustosa, que foi Arcebispo de Fortaleza entre 1941 e 1963. Nesta quarta-feira, 14, completam-se 45 anos de sua morte, data em que será celebrada uma missa em homenagem póstuma ao Arcebispo Emérito de Fortaleza.

A Comissão de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização de Dom Lustosa surgiu em 1999, por iniciativa do atual arcebispo, Dom José Antônio Tosi. O religioso, que faleceu em 1974 e foi sepultado na Capela da Ressurreição, na Cripta da Catedral Metropolitana de Fortaleza, deixou legado de realizações como Arcebispo durante os 22 anos em que ficou a frente da Arquidiocese.

Dom Lustosa criou 39 paróquias; 45 escolinhas; 14 postos de saúde na periferia de Fortaleza, todos hoje conveniados com a Prefeitura e o Estado; implantou a Escola de Serviço Social, atualmente conveniada com a Universidade Estadual do Ceará (Uece); fundou o Hospital São José e Hospital Cura d'Ars; além de outras ações administrativas de cunho social e beneficente.

Sua herança é bem mais viva na comunidade católica, onde foi membro ativo entre os anos de 1912 e 1963. Dom Lustosa foi o fundador da Congregação das Josefinas, tendo influenciado também outras 22 instituições religiosas a se instalar no Ceará.

Desde 1999, a Comissão levanta documentos e provas de graças alcançadas em nome de Lustosa, buscando a canonização e beatificação em reconhecimento à vida religiosa dele.

II Seminário sobre Dom Antônio de Almeida Lustosa

Nesta terça-feira, 13, e quarta, 14, acontece o II Seminário sobre Dom Lustosa, sob o tema "Um bispo santo e sábio no meio do povo". O evento será aberto ao público e, acontece entre as 18h e as 21h na terça e as 8h e as 11h na quarta. No encerramento, a tradicional celebração eucarística em lembrança da morte do religioso acontece às 12h, na Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Serviço

II Seminário sobre Dom Antônio de Almeida Lustosa

Onde: Faculdade Católica de Fortaleza (Rua Tenente Benévolo, 201, Centro)

Quando: na terça-feira, 13, entre as 18h e as 21h; e na quarta-feira, 14, entre as 8h e as 11h.

Evento gratuito

Missa em homenagem a 45 anos da morte de Dom Lustosa

Onde: Catedral Metropolitana de Fortaleza (Praça da Sé, s/n - Centro,)

Quando: na quarta-feira, 14, às 12h

O Povo