Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Ato contra cortes na Educação ocorre na manhã desta terça-feira em Fortaleza

Oposição à reforma da Previdência também está em pauta. Manifestantes vão em passeata da Praça da Gentilândia à Praça do Ferreira
09:44 | Ago. 13, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 11h54min desta terça-feira, 13

Estudantes, professores e centrais sindicais tomaram esta terça-feira, 13, como o “Dia nacional de mobilizações, paralisações e greves contra a reforma da previdência, em defesa da educação e por empregos”. Em Fortaleza, a pauta de destaque nesta manhã é o bloqueio de verbas imposto pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) para Educação. 

O POVO Online transmitiu ao vivo o protesto:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

É a terceira vez neste ano que setores vão às ruas pleiteando mudanças na reforma da Previdência e paralisação do contingenciamento de recursos para a instituições federais de ensino. A primeira foi em 15 de maio e ocorreu em ao menos 222 cidades de todos os estados. A segunda ocorreu em 30 de maio, em pelo menos 136 cidades de 25 estados.

Na Capital, a concentração do ato acontece na Praça da Gentilândia desde as 8 horas. “São tantos absurdos que a gente fica atônito, mas hoje a mobilização é pela defesa da universidade pública e contra a reforma da Previdência”, opina Aline Albuquerque, artista e educadora presente na praça. “Juntos vamos pressionar os senadores e este governo que querem tirar a nossa aposentadoria e o direito à educação”, afirma Nascelia Silva, presidente do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort).

+ Oito descobertas científicas da UFC e do IFCE que você precisa conhecer

+ Reitor diz que cortes ameaçam inviabilizar UFC e fala em “golpe”

+ Reforma da Previdência já tem os votos necessários para ser aprovada no Senado

+ Para reitor da UFC, plano do governo federal privatiza universidades

Nacionalmente, o ato foi convocado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e tem adesão de entidades como a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Por volta das 9h20min, manifestantes começaram a interditar a avenida 13 de maio, seguindo para a avenida da Universidade. O ato percorrerá 13 km e termina na Praça do Ferreira, às 12 horas. Cartazes pedindo a saída do ministro Sérgio Moro e pela liberdade de Luis Inácio Lula da Silva também podem ser vistos.

Clique na imagem para abrir a galeria

No Centro, lojistas foram pegos de surpresa e começaram a fechar as portas conforme a passeata avança. Organizadores estimam que 100 mil pessoas estejam presentes nos protestos em todo o Estado.

Clique na imagem para abrir a galeria
De acordo com centrais sindicais, o protesto ocorre em pelo menos 11 municípios cearenses até o final desta terça-feira. Entre eles estão Sobral, Cascavel, Iguatu e Juazeiro do Norte. Até as 17h de ontem, mais de 140 cidades por todo o País haviam confirmado a realização de atos, segundo um levantamento da UNE.

Com informações do repórter Walber Freitas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar