Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Fortaleza celebra Festa de Iemanjá e dia de Nossa Senhora da Assunção na próxima quinta-feira

Oficialmente, no Brasil, o dia da orixá é 2 de fevereiro. Entretanto, em varias cidades do País, Iemanjá é celebrada na data da Nossa Senhora mais representativa para a população local
11:02 | Ago. 12, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada em 13/8/2019, às 7h 51min

O catolicismo e a umbanda têm festividades religiosas em um mesmo dia na Capital: 15 de agosto. A data é feriado municipal em homenagem ao dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza; ao mesmo tempo, o dia é também destinado à celebração de Iemanjá. Oficialmente, no Brasil, o dia da orixá é 2 de fevereiro, entretanto, em varias cidades do País, é comemorada de acordo com a aparição da Nossa Senhora mais representativa para a população local. Assim, como Nossa Senhora da Assunção é padroeira de Fortaleza, Iemanjá é celebrada no dia da santa.

Enquanto católicos realizam uma caminhada em homenagem à santa, umbandistas prestam homenagem à rainha das águas, agradecendo realizações e reforçando pedidos por meio da entrega de oferendas ao mar. Em 2019, a tradicional Caminhada com Maria chega a sua 17ª edição, reunindo uma multidão de fiéis que saem em procissão do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, em direção à Catedral Metropolitana de Fortaleza, onde a imagem da padroeira é coroada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Clique na imagem para abrir a galeria

Nesse dia, segundo carta do arcebispo dom José Antonio, as missas ocorrem somente até meio-dia para que toda a comunidade católica participe da Caminhada durante a tarde. No Santuário Nossa Senhora da Assunção as celebrações têm início às 6 horas. A procissão começa às 14 horas, após a missa.

O trajeto de 12,5 km começa na avenida Dom Aloísio Lorscheider, segue pelas avenidas Benu Marcondes, Mozart Pinheiro Lucena, passa pela av. Desembargador Hermes Paraíba, av. Coronel Carvalho, av. Radialista José Lima Verde, rua Estevão de Campos e rua Ceci, trafega por toda a av. Leste-Oeste e av. Alberto Nepomuceno até a catedral Metropolitana de Fortaleza. Cerca de 2 milhões de pessoas são esperadas pela Arquidiocese de Fortaleza.

Iemanjá

Desde 2012, a Festa de Iemanjá é realizada em eventos organizados por dois realizadores, a União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum), na Praia do Futuro, e a Associação Cultural Afro Brasileira Pai Luiz de Aruanda, na Praia de Iracema. O segundo evento é mais recente, completando neste ano sua 7ª edição.

Clique na imagem para abrir a galeria

Em seu segundo ano como patrimônio imaterial, a celebração segue com apoio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e terá sua programação completa divulgada nos próximos dias. Apresentações culturais, cortejos e entrega de oferendas fazem parte da festa que começa já na quarta-feira, 14, ao fim da tarde. O tema de 2019 para o festejo na Praia do Futuro é "Pela Vida das Mulheres e Contra a LGBTfobia".

Saiba mais

Iemanjá - A umbanda é uma religião brasileira que surgiu da união entre crenças cristãs e africanas. Os escravos, proibidos de prestar culto a divindades africanas, atribuiam orixás às imagens de santos católicos. Para a umbanda, Iemanjá, a deusa das águas, é relacionada à figura de Maria. A Festa de Iemanjá ocorre em Fortaleza desde 1950, é oficializada como atividade permanente desde 1954 e foi reconhecida como Patrimônio Imaterial de Fortaleza em 2017.

Maria - Nossa Senhora da Assunção é padroeira de Fortaleza pois o forte que deu nome à Cidade leva o nome da santa. Desde a fundação da Capital, ela é considerada protetora da cidade, de importância tão grande que o dia dela é feriado, mas o aniversário da Fortaleza não é. A lei que define 15 de agosto como feriado é de 1995; entretanto, até 2002 não existia uma festividade específica, como no caso de Nossa Senhora de Fátima, no 13 de maio.

SERVIÇO

16ª Caminhada com Maria - “Maria caminha conosco na construção da paz”

Quando: 15 de agosto de 2018

Horário: às 14 horas

Onde: início no santuário Nossa Senhora da Assunção, na av. Dom Aloísio Lorscheider


Festa de Iemanjá na Praia do Futuro

Quando: 14 e 15 de agosto de 2018

Horário: a partir das 18h na quarta-feira, 14; a partir de 8h na quinta-feira, 15

Onde: Barraca Zé da Praia (Palco Principal) - Av. Zezé Diogo, 2551 (próximo ao Clube dos Engenheiros)

 

Festa de Iemanjá na Praia de Iracema

Quando: 14 e 15 de agosto de 2018

Horário: a partir das 16h na quarta-feira, 14; a partir de 8h na quinta-feira, 15

Onde: Aterro da Praia de Iracema

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar