PUBLICIDADE
Fortaleza
Noticia

É agosto e ainda chove (e faz frio) em Fortaleza; temperatura atingiu 22 ºC

Manhã desta terça-feira, 6, foi de temperaturas amenas. De acordo com a Funceme, mínima foi de 22 ºC. Rajadas de vento chegaram a quase 40 km/h

09:21 | 06/08/2019
Fortaleza amanheceu com chuvas
Fortaleza amanheceu com chuvas(Foto: Reprodução)

O fortalezense foi pego de surpresa na manhã desta terça-feira, 6, com chuva e frio em toda a Capital dois meses após o fim da quadra chuvosa (de fevereiro a maio), quando as chuvas são mais comuns. Durante a madrugada, houve ainda ventos fortes, com rajadas que chegaram a quase 40 km/h, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Apesar de alguns termômetros de rua indicarem até 18 ºC, a temperatura mínima foi registrada às 8 horas, quando os termômetros oficiais marcaram 22 ºC, de acordo com números oficiais da Funceme. Mas não foi só a temperatura mais baixa para os padrões da Capital que contribuiu com a sensação de frio. De acordo com os registros meteorológicos, as rajadas de vento chegaram a quase 40 km/h na Cidade durante a madrugada.

De acordo com o meteorologista Raul Fritz, o Ceará está oficialmente no período de inverno. Contudo, ele pondera que as quatro estação não são bem definidas em áreas próximas à Linha do Equador – tanto que historicamente o período de maior chuva na região é de fevereiro a maio. "Não temos essa definição tão clara das estações, mas ainda assim as temperaturas tendem a baixar um pouco (no inverno). Não é muito sensível, cai um ou dois graus, mas quando tem um evento de chuva ou uma cobertura maior de nuvens, acompanhado de garoa, esse abaixamento fica mais sensível", comentou. 

Radares mostram nuvens de chuva fraca avançando sobre a região Centro-Norte do Estado nesta manhã. As formações estão associadas a áreas de instabilidade atmosférica que se formam sobre o oceano e se deslocam em direção ao continente, ocasionando chuva localizada com intensidade entre fraca e moderada. "Houve uma cobertura maior de nuvens, a temperatura baixo devido a isso e aos chuviscos, que fizeram parece os das capitais do Sudeste", ressaltou Fritz. 

A previsão do tempo para o Estado é de nebulosidade variável, com eventos de chuva no litoral. No Maciço de Baturité, na região Jaguaribana, no Sertão Central e na Ibiapaba, há possibilidade de chuva. Nas demais áreas, o céu deve permanecer parcialmente nublado.