PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Após contingenciamento, UFC suspende temporariamente a seleção de novos bolsistas

Corte não atinge bolsistas em atividade. Novos editais não podem ser lançados

15:53 | 02/08/2019
Suspensão foi decidida após contingenciamento imposto pelo MEC às universidades
Suspensão foi decidida após contingenciamento imposto pelo MEC às universidades(Foto: Mateus Dantas/Mateus Dantas)

Devido ao contingenciamento de verbas de 30% ordenado pelo Ministério da Educação em julho deste ano, a Universidade Federal do Ceará (UFC) interrompeu temporariamente a substituição de bolsistas. Além disso, editais para novas vagas não poderão ser lançados. O motivo é a falta de recursos.

Imagem do ofício enviado nessa quinta-feira, 1°, pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e da Reitoria aos gestores
Imagem do ofício enviado nessa quinta-feira, 1°, pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e da Reitoria aos gestores (Foto: Via WhatsApp O POVO)

O aviso foi enviado nessa quinta-feira, 1°, aos gestores da universidade. De acordo com o texto, foi considerado, para a medida, o contingenciamento estabelecido pelo ministério. “Também ficam suspensas as publicações de editais criando novas vagas de bolsas, enquanto perdurar o contingenciamento imposto às universidades”, informa o ofício. Somente as bolsas executadas com recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) não sofrerão com a restrição. 

Outras informações poderão ser publicadas nos próximos dias, mas a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) ressalta que “a iniciativa não significa corte de bolsas hoje ocupadas. Nenhum bolsista hoje em atividade será, portanto, afetado”.

O POVO Online entrou em contato com a UFC e recebeu, como resposta, uma nota oficial. “De acordo com o Ofício Circular nº 7/2019, a partir desta data, vagas de bolsas que estiverem ociosas não poderão ser repostas”, resume o informativo. Ainda de acordo com a nota, a medida é temporária e atinge apenas as modalidades de bolsas pagas com orçamento próprio da UFC. A lista das modalidades será feita em breve, segundo a universidade.