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Limpeza da Praia do Futuro tem participação de Influenciadoras digitais

Convidados e influenciadoras digitais se dedicaram ao processo de limpeza de uma faixa de 650 metros de praia. Na areia aparentemente limpa estavam ocultos pedaços de tijolo, bitucas de cigarro, embalagens plásticas, copos descartáveis, cascas de caranguejo e arestas de madeira
16:18 | Jul. 20, 2019
Autor Isabel Costa
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Tipo Notícia

A mitigação dos danos causados ao meio ambiente por resíduos sólidos depende de cada um dos moradores da cidade, avalia Luzanira Ribeiro, estudante do curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela foi uma das participantes de ação de limpeza da Praia do Futuro, em Fortaleza, na manhã deste sábado. A iniciativa foi capitaneada pela empresa Cardigan em parceria com a Sunrise Beach Clube, a Pizzon, a Pague Menos e a Dauf. Ao longo da manhã, convidados e influenciadoras digitais se dedicaram ao processo de limpeza de uma faixa de 650 metros de praia. O grupo também teve um momento de conversa com os estudantes da universidade, que explicaram quais são os efeitos do plástico e de outros resíduos sólidos para o meio ambiente quando descartados de modo incorreto.

Segundo Luzanira - que tem trabalhado com soluções sustentáveis para o mercado cearense - as ações consideradas pequenas já ajudam na redução do impacto causado por resíduos no meio ambiente. Ela explica que "toda praia em toda cidade" é um ambiente plural "que pertence ao banhista, ao surfista, ao dono de barraca". E, por isso, deve ser cuidado pela coletividade. As areias da Praia do Futuro estavam aparentemente limpas. Mas bastou o grupo, formado por aproximadamente 70 pessoas, começar a vasculhar, que o lixo veio à tona: pedaços de tijolo, bitucas de cigarro, embalagens plásticas, copos descartáveis, cascas de caranguejo, arestas de madeira e toda sorte de material foi encontrado.

Com aparência de limpa, areia tinha perigos escondidos
Com aparência de limpa, areia tinha perigos escondidos (Foto: AURELIO ALVES)

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Divididos em duplas, os convidados e os influenciadores digitais percorreram a faixa de praia.

Os estudantes da UFC que estavam presentes na limpeza integram a Ambienteia - uma empresa júnior que tem se dedicado a mudar o comportamento de corporações cearenses. Para o público presente na limpeza desta manhã, eles explicaram que as ações simples são necessárias e efetivas. "Um papel de bombom ou um canudo são pequenos, mas não somem instantaneamente, não vão se degradar e vão sempre existir - impactando na vida marinha e no planeta inteiro", explicou Luzanira. Os plásticos jogados nos oceanos passam por dezenas de processo até atingirem tamanhos minúsculos, mas, mesmo assim, continuam gerando impactos. "Lembrando que esses resíduos ficam do tamanho de seres muito pequenos. E nós, humanos, estamos no topo da cadeia, acabamos sendo afetados por eles de toda forma", explica.

Limpeza na Praia do Futuro, evento foi na Barraca Sunrise, voluntarios fazem limpeza na praia. (Foto: Aurelio Alves/O POVO).
Limpeza na Praia do Futuro, evento foi na Barraca Sunrise, voluntarios fazem limpeza na praia. (Foto: Aurelio Alves/O POVO). (Foto: AURELIO ALVES)

A estimativa veiculado pelo Ambienteia é que até 2050 os oceanos terão mais plásticos que animais. O grupo ressaltou que o plástico acaba sendo considerado um "vilão" por ter um processo de reciclagem pouco eficiente e de alto custo. Materiais como metal e vidro, por exemplo, conseguem ser reciclados por muitos e muitos ciclos. Produtos plásticos, entretanto, demoram até séculos para sumirem em completude.

Amanda Rebouças, uma das influenciadoras digitais presentes na limpeza, explica que as ações sustentáveis precisam estar na vida de todos nós. Para os seguidores, ela diz, tenta produzir conteúdos úteis e agregadores - como serviços sobre onde deixar o lixo reciclável e dicas de marcas realmente sustentáveis. "Eu vi um aplicativo do Facebook que projetava o rosto das pessoas para um período de 30 anos, mas me pergunto: nós existiremos? O planeta está prestes a entrar em colapso e poucas pessoas estão se dando conta", explica a influenciadora, que compartilha o conteúdo com os seguidores em @amandacareboucas.

O porta-voz da Cardigan, Pedro Júlio Silva, explicou que a ação será replicada em próximos meses de janeiro e julho - que são a época marcada pelas férias. O intuito é gerar a conscientização nos seguidores da marca tempo após tempo - para manter a chama da sustentabilidade e do meio ambiente sempre acesa.

A influenciadora Maria Brasileiro, que mantém o perfil @biabrasileiro1, explica que as práticas danosas para o meio ambiente estão enraizadas no nosso cotidiano. "Por isso, é necessário fazer um verdadeiro trabalho de conscientização, falando com as pessoas e mostrando a situação do planeta". Em sua vida, explica Maria Brasileiro, os pequenos gestos têm feito a diferença: "abandonar os copos descartáveis e aderir aos canudos de metal já é um primeiro passo. É difícil implantar no começo, mas o hábito muda a perspectiva".

Serviço

Para conhecer a Ambienteia

https://www.ambienteia.com/

Limpeza na Praia do Futuro, evento foi na Barraca Sunrise, voluntarios fazem limpeza na praia
Limpeza na Praia do Futuro, evento foi na Barraca Sunrise, voluntarios fazem limpeza na praia (Foto: AURELIO ALVES)

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