PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Operação conjunta das forças de segurança do Ceará fecha bares no Benfica

Segundo a SSPDS, os bares foram fechados por não terem o certificado de conformidade dos Bombeiros, por não possuir autorização para uso de som e por estar com cadeiras nas calçadas

23:32 | 11/07/2019
Polícia realizou operação no Benfica
Polícia realizou operação no Benfica(Foto: Lucas de Paula/O POVO)

Uma operação conjunta das forças de segurança do Estado resultou no fechamento de bares na noite desta quinta-feira, 11, no bairro Benfica, em Fortaleza. A ação ocorreu por meio da Coordenadoria de Planejamento Operacional da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), junto à Agência de Fiscalização (Agefis), da Prefeitura de Fortaleza.

Segundo a SSPDS, os estabelecimentos foram fechados por não terem o certificado de conformidade dos Bombeiros, por não possuir autorização para uso de som e por estar com cadeiras nas calçadas. Durante a operação, um homem foi detido portanto cocaína. Ele também estava alcoolizado quando foi pego conduzindo a sua moto.

A operação ocorre semanalmente a partir de quinta-feira. O local da vigilância não é fixo e é escolhido de acordo com as demandas colhidas por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) no período. A ação tem como objetivo a fiscalização de estabelecimentos da região e a realização de blitze.

Participam também da ação a Guarda Municipal, agentes penitenciários da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Polícia Militar (PMCE), Polícia Civil (PCCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Corpo de Bombeiros (CBMCE) e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

O POVO Online visitou Gentilândia e entornos para apurar o caso. De acordo com o Major Rubens da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a ação aconteceu nos entornos da 13 de Maio.

Durante a ação de blitze na Rua Marechal Deodoro com Adolfo Herbster, um homem foi flagrado realizando tráfico. Ao pedido da PRE para que parasse a moto, não obedeceu a ordem e chegou a cair sozinho, logo em seguida sendo abordado pelos policiais. O homem resistiu e chegou a correr, tentando se esconder em casas próximas, mas foi interceptado.

Ainda na ação, o rapaz soprou o bafômetro e deu positivo, sendo encaminhado para o 11º Distrito Policial, onde teve de responder pelo tráfico e por dirigir alcoolizado. De acordo com a PRE, foram encontrados 5 pinos, tabletes de cocaínas prontos para distribuição.

Além da blitze, houve também a fiscalização dos estabelecimentos do entorno. Vários bares foram advertidos e tiveram as cadeiras recolhidas. É o caso do Bar do Martins, que teve parte das cadeiras levadas. O motivo teria sido a presença de mesas na calçada.

O Bar do Paraíba também teve suas cadeiras recolhidas. De acordo com funcionários, houve divergência no número de cadeiras permitido. No cabeçalho do documento que regulariza o bar o número de mesas estava correto, mas devido a um erro no restante do corpo de texto esses números divergiam.

Ingrid Campos, lucas de Paula